Foram prorrogadas, até o dia 16 de agosto próximo, as inscrições para a quarta edição do projeto Revelando os Brasis (Concurso Nacional de Histórias), patrocinado pela Petrobras. O projeto é direcionado a moradores de cidades que tenham população igual ou inferior a 20 mil habitantes, maiores de 18 anos, que queiram contar ou criar uma história e vê-la transformada em filme. Serão selecionadas as 40 melhores histórias.
O Revelando os Brasis é desenvolvido em três etapas: aos autores das 40 melhores histórias – escolhidas durante a primeira fase – é oferecido um curso intensivo de cinema. Na ocasião, além de conviver com profissionais da área, os futuros cineastas têm a oportunidade de adquirir conhecimentos relativos à redação de roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição.
Após o curso, os alunos voltam para suas cidades onde, depois de montar uma equipe formada por moradores da própria região, iniciam a produção do vídeo com o apoio técnico de dois profissionais da área: “A cidade toda se envolve no projeto. Outros moradores se tornam atores e trabalham na produção”, afirma Beatriz Lindberg, diretora do Instituto Marlin Azul, que desenvolve o projeto Revelando os Brasis.
Na terceira etapa, as cidades dos 40 filmes passam a integrar um circuito de exibição dos trabalhos produzidos. Três caminhões percorrem os estados brasileiros contemplados, incluindo as cidades dos moradores e as capitais, levando toda a estrutura necessária para a exibição das produções ao ar livre.
Talentos em formação
O Revelando os Brasis propicia o primeiro contato com o mundo do cinema para a grande maioria dos participantes. Mas eles não param por aí. Segundo a diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindberg, “muitos dos selecionados continuam produzindo, se capacitando e investindo na área”, afirma.
De acordo com Beatriz, dos primeiros 80 selecionados, 50 já têm novos roteiros escritos; sete já abriram suas produtoras; cinco decidiram fazer curso superior em Cinema; e 24 já conseguiram realizar outros vídeos.
Aos interessados, o regulamento e a ficha de inscrição do Projeto Revelando os Brasis está no site www.revelandoosbrasis.com.br.