2- Um Homem e uma Mulher (Jean-Claude Lelouch). Filme que encantou solteira(o)s e casados pelo romantismo. Ainda hoje encanta, apesar de um pouco convencional.
3- Os Guarda-Chuvas do Amor (Jacques Demy). Um musical do princípio ao fim. Não há nenhuma fala. Lança Catherine Deneuve aos 18 anos, com uma beleza clássica e estonteante.
4- Em Nome de Deus (Clive Donner). O romance medieval e verídico de Abelardo e Heloísa. Mostra um Abelardo cheio de culpa diante de uma Heloisa determinada. Não havia impedimento legal e religioso ao casamento. Estando ela já grávida, seu tio manda empregados castrarem Abelardo. Ela o aceita mesmo assim. Ele se decide pela vida religiosa e ela o acompanha.
5- A Época da Inocência (Martin Scorsese). Notável exemplo de amor impedido. O filme é genial por terminar começando. Daniel Day Lewis, em interpretação sempre impecável, desiste de encontrar com a mulher que amou durante décadas, e vai embora.
6- A Insustentável Leveza do Ser (Philip Kaufman). Tomas e Tereza formam um casal bastante conhecido nosso. Ele é um mulherengo inveterado. Ela lhe é fiel a vida toda. No fim, ambos morrem juntos. O único amor verdadeiro de Tomas foi Tereza, por quem ele renuncia a todas as mulheres.
7- Amor à Flor da Pele (Wong Kar-Wai). Estória de um casal que poderia ser feliz, mas, por culpa, renuncia à felicidade.
8- A Sereia do Mississipi (François Truffault). Jean-Paul Belmondo interpreta um homem apaixonado por uma farsante e vigarista (Catherine Deneuve) que o mata aos poucos com veneno. Ele descobre e a aceita por paixão.
9- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Woody Allen). Uma comédia que mostra com humor ácido a vida de um casal. Filme genial.
10- Harry e Sally (Bob Reiner). Inteligente comédia sobre as idas e vindas de um casal.
11- Lolita (Stanley Kubrick). Relata a paixão quase pedófila de um professor por uma adolescente. Baseado em famoso livro de Wladimir Nabokov.
12- Lição de Amor (Eduardo Escorel). Ao contrário de Lolita, relata a paixão de um adolescente por uma preceptora contratada pelo pai dele para, em segredo, iniciá-lo sexualmente. Baseado em romance de Mário de Andrade.
13- Minha Amada Imortal (Bernard Rose). Conta a paixão secreta e incestuosa de Beethoven por sua cunhada, com quem tem um filho.
14- Bonnie e Clyde (Arthur Penn). A história de um casal inseparável de gangsters.
15- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet). A vida de uma mulher solitária que encontra, finalmente, o grande amor da sua vida.
16- Nove Semanas e Meia de Amor (Adrian Lyne). O genial Mickey Rourke e Kim Basinger vivem um amor recheado de experiências sadomasoquistas. Ela não agüenta e parte.
17- Lavoura Arcaica (Luiz Fernando Carvalho). Adaptação para o cinema de livro homônimo de Raduan Nassar, contando o amor incestuoso de um casal de irmãos.
18- O Anjo Azul (Josef von Sternberg). Marlene Dietrich, cantora e provavelmente prostituta, leva um velho professor a matar-se por paixão.
19- Orfeu Negro (Marcel Camus). O mito de Orfeu e Eurídice vivido por negros pobres no Rio de Janeiro.
20- Paixão Turca (Vicente Aranda). A paixão alucinada de uma mulher espanhola por um vigarista turco sedutor.
21- O Amante (Jean-Jacques Annaud). Um chinês rico se apaixona perdidamente por uma adolescente francesa na Indochina. O preconceito racial e étnico se torna uma grande barreira.
22- Perdas e Danos (Louis Malle). Um amor incestuoso e trágico vivido entre sogro e nora.
23- O Mundo Novo (Terrence Malick). Um luminoso filme sobre o amor da linda índia Pocahontas e de um europeu.
24- Sexo, Mentiras e Videotape (Steven Soderbergh). Estória de um homem solitário e impotente que se realiza filmando mulheres que o atraem. Elas ficam apaixonadas por ele. Uma rompe seu casamento para viver com ele.
25- O Segredo de Brukback Montain (Ang Lee). Uma verdadeira história de amor entre dois homens que se descobrem apaixonados um pelo outro e não conseguem evitar viver um grande romance.
26- Monster: Desejo Assassino (Patty Jenkins). Amor entre duas mulheres, sendo uma capaz de tudo em defesa da outra.
27- A Bela e a Fera (Jean Cocteau). Retrata o famoso conto sobre o amor de um homem animalizado por uma linda mulher.
28- King Kong (Merian C. e Ernest B. Schoedsack). Clássico sobre a paixão incondicional de um enorme gorila por uma artista de cinema medíocre. Na versão de John Guillermin, com a lindíssima loira Jessica Lange, nem um mico resistiria a sua beleza e sensualidade inocente.
29- Christine: O Carro Assassino (John Carpenter). Christine, um caro mulher, é assassina e se torna ainda mais agressiva quando um rapaz e ela se apaixonam à primeira vista. Daí em diante, Christine matará todas as rivais e todos os inimigos do amado.
30- Wall-E (Andrew Staton). Envolvente história de amor vivida pelos robôs Wall-E e Eva.