Nos meses de Setembro e Outubro, Phydias Barbosa, cineasta e produtor,
estará em Macaé, apresentando o workshop: O Cinema e a Produção. O
workshop será realizado na FAFIMA-Faculdade de Filosofia de Macaé. Os
participantes desenvolverão um curta metragem em video digital para a
apresentação no final do curso.
Com base no livro O CINEMA E A PRODUÇÃO, de Chris Rodrigues, os alunos
irão conhecer as técnicas usadas para se fazer cinema, principalmente
no tocante à escolha e à função de cada participante na produção de um
filme.
Phydias e Robson Lemos
Os módulos serão estudados em 5 Sábados, onde serão apresentados e discutidos os seguintes temas em torno da criação de um filme: Roteiro, Produção, Direção, Equipe Técnica, Elenco, Locações, Equipamentos, Negativos, Laboratório de Imagem, Linguagem Cinematográfica, Direção de Arte, Fotografia, Som, Efeitos Especiais, Mídias tradicionais e Novas Mídias, Montagem, Pós Produção, Finalização, Distribuição e Mercado. O sexto Sábado será reservado para avaliações e projeção do filme.
“A função básica da equipe de produção é muito parecida com a dos anjos da guarda: Proteger artistas e técnicos em seu trabalho criador durante os dez meses que dura a realização de um filme de Longa Metragem.” (Nelson Pereira dos Santos).
A preocupação didática do professor Chris Rodrigues levou ao produtor Phydias Barbosa, a contar tudo o que sabe de sua experiência em organizar produçõees cinematográficas de todos os gêneros: Longas metragens, curtas, videos independentes, programas de TV, filmes publicitários e documentários.
Direcionado para atores, diretores, assistentes de produção, direção e de estúdio, cameramen, produtores, músicos, videórafos, escritores, roteiristas, diretores de arte, técnicos e artistas em geral; um dos módulos ilustra a produção independente de filmes curtas, rodados em câmeras digitais, direcionados a várias mídias contemporâneas e utilização do YouTube como meio de distribuição imediata.
Pré - Requisitos: Ter trabalhado em qualquer tipo de produção: Teatro, show ou eventos. Ter alguma experiência em produção de video ou de Cinema (não obrigatório). Alunos de outros cursos de cinema e vídeo são bem-vindos.
Registre-se, enviando um e-mail e solicitando sua ficha de inscrição para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para (22) 9876-2555.
DATA: 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2009 (Seis sábados consecutivos). Horário: das 9 às 15hs.
No dia 31 de Outubro, haverá uma comemoração no final do curso com a exibição de um curta produzido pelos participantes.
O livro O CINEMA E A PRODUÇÃO, de Chris Rodrigues, bem como um Certificado de Participação serão fornecidos aos alunos. Preço para cada participante: R$450 reais (Pode ser pago em duas vezes).
Leia, a seguir, comentários importantes a respeito do livro de Chris Rodrigues:
MARIZA LEÃO...."O cinema e a produção é obra essencial para todos aqueles que desejam descobrir o quanto produzir audiovisual é tarefa complexa e fascinante. A obra de Chris Rodrigues é completa, minuciosa e indispensável para estudantes e mesmo profissionais em inicio de carreira"
"Não há na literatura cinematográfica brasileira nada tão conclusivo como o livro O CINEMA E A PRODUÇÃO, do Chris Rodrigues, quando se fala em produzir filmes. É informativo, rico nos detalhes, atual, realmente um caudal de experência traduzido em texto” Dib Lufti, Diretor de Fotografia.
Para mais informações: (22) 9876-2555
APOIO CULTURAL: FAFIMA
Phydias Barbosa, coordenador de produção e professor de cinema, trabalha em produção desde 1965 e, como jornalista, desde 1966.
Trabalhou inicialmente no jornal da área médica, The Pulse (O PULSO), nos anos 60, no Rio de Janeiro. Completou o curso de redator e revisor no Jornal do Brasil, RJ, em 1965.
Trabalhou com diversos grupos teatrais profissionais nos anos 60 e 70, no Rio de Janeiro. Participou de workshops de direção teatral na Universidad de España, em Madrid, 1971.
Escreveu, produziu e dirigiu mais de 20 documentários para cinema e TV, destacando-se os biográficos sobre o cantor e compositor Ciro Monteiro e do ator e diretor teatral Ziembinski. É membro da Associação Brasileira de Documentaristas, do Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica (STIC) e do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED-RJ).
Nos anos 70, atuou na TV Globo, como Assistente de Produção, Ator e Diretor, nos programas Caso Especial, Fantástico, Novelas Selva de Pedra, Fogo Sobre Terra, Saramandaia, Bandeira Dois e outros. Foi o produtor executivo do seriado Anos Dourados, em 1986.
Atuou em diversos longas-metragens brasileiros, europeus e americanos, como location scout, production consultant, diretor de produção e line producer, destacando-se os filmes Savage Harvest (dirigido por Robert Collins), Franz Tedesco di Germania (Luciano Salce), Massacre on Dinossaur Valley (Massimo Tarantini), Fitzcarraldo (Werner Herzog), The Mission ( Roland Joffé), Young Toscanini (Franco Zefirelli), River of Death (Peter Medak), Amores (Domingos de Oliveira), Condenado à Liberdade (Emiliano Ribeiro) e O Vestido (Paulo Thiago).
Trabalhou como professor de cinema na Universidade de Northridge, California, na PUC RIO, na Universidade Estácio de Sá e na Casa de Artes Laranjeiras (CAL), RJ.
Editou os jornais O Século, em Macaé, RJ nos anos 70 e o Brazilian Courier, em Miami, EUA, nos anos 90. Foi redator-colaborador dos jornais The Brasilians, News from Brazil, Brazilian Post e das revistas Producción & Distribución, Momento e Miami Alegria. Atualmente, é redator e copydesk do jornal Brazilian Times, de Boston. Participa de espetáculos teatrais locais em Boston, com os grupos Edel Holz e Ponto de PartidaUSA.
Nos últimos anos, tem se dedicado a trabalhar como Consultor de Produção para empresas americanas e brasileiras. Produz filmes comerciais para televisão há mais de 25 anos. Atualmente, dirige e/ou produz comerciais voltados à TV Globo Internacional, Comcast Cable e videos corporativos.
No ano de 2000, dirigiu o épico teatral Motta Coqueiro, Culpado ou Inocente?, no Teatro Municipal de Macaé, espetáculo que deseja produzir em 2010 no mesmo local.
WORKSHOP CINEMATOGRÁFICO
Desde 2008 Phydias promove o workshop cinematográfico, onde passa sua experiência profissional a jovens brasileiros e americanos, residentes no estado de Massachusetts, EUA. A Oficina de Cinema e Produção de Boston já incentivou e participou na produção de 8 curtas, cujos títulos são:
Venha ver o Por do Sol (disponível no Youtube), procurar Alex Ferro
Cartas de Amor (em DVD), de Diego Rocha
Cobra, de Alex Ferro, selecionado para o Festival de Curtas de Curitiba em Outubro de 2009
A Última Noite, média metragem (30 minutos) de Diego Rocha, disponível em DVD a partir de 1 de Setembro de 2009
Tio Sam à Brasileira (documentário, 12´) de Robson Lemos e Claudia Carmo
A Raspadinha (curta 15´), dirigido pelos alunos do curso de 2009, disponível em DVD a partir de 1 de Setembro de 2009
Making Of de Cartas de Amor, de Leandro
Making Of de A Raspadinha, de Eduardo Hollerbach
A SCAT TV de Somerville, uma das apoiadoras do Curso, exibirá os filmes "Tio Sam à Brasileira", "A Última Noite" e "A Raspadinha" durante os meses de Setembro e Outubro
O Programa Bate Papo com Shirley exibirá os filmes Venha ver o Por do Sol, A Raspadinha, Cartas de Amor e Tio Sam à Brasileira em 18 canais comunitários no estado de Massachusetts.