“Festival de Curtas-Metragens Neosaldina” tem quase 200 vídeos de 1 minuto

Cerca de 200 vídeos do Festival Curtas-metragens Neosaldina já estão na Internet. O festival, lançado no dia 06 de março, foi formatado com o objetivo de mobilizar jovens criativos de todo o país a criar vídeos de até um minuto sob o tema “dor de cabeça”. A iniciativa inédita está agregando uma comunidade valiosa no ambiente web e com ela, revela aspectos comportamentais de uma geração que usa e abusa da tecnologia. Os vídeos até agora postados, em sua maioria, mostram senso de humor, desabafos de situações cotidianas e tem até “campanha eleitoral”, para conquistar votos.

Isso mesmo! Em uma busca rápida no YouTube ou Google é possível encontrar autores que pedem votos para suas obras, replicando em diversas outras comunidades, a informação que lhes é interessante, só para atrair a atenção do “eleitor”. Tudo porque os 10 vídeos mais votados pela Internet serão os finalistas deste festival, e os melhores concorrem ao prêmio de R$ 5.000,00, o nome do autor e parte de sua obra evidenciados na MTV, site e revista da emissora. O mote da campanha publicitária, exibida maciçamente na MTV desde o dia 02 de abril é “Vamos transformar sua dor de cabeça em grana e fama”.

Pais corujas, que fazem vídeos com seus pimpolhos; pais desajeitados com seus filhos no fim de semana, em dia de jogão de bola na linha “final de campeonato”; mães severas que se dão mal na “educação” do filho; o drama da menina que não consegue dar um jeito de arrumar seu quarto, são alguns dos exemplos bem-humorados. E até o uso da camisinha é proposto por meio de um vídeo, onde os atores principais são cães enamorados. A mensagem é: “Não faça como seu cachorro. Use camisinha!”

Mas o vídeo institucional PUM DA VACA continua disparado na liderança de audiência, tanto no site www.curtasneosaldina.com.br, como no YouTube. O roteiro foi criado pela Thanks Comunicação, agência que desenvolveu o projeto do Festival Curtas-metragens Neosaldina para a marca de analgésico, e com BUZZ viral da E-PIDEMIC AGENCY. Pelos registros do YouTube, mais de 100 mil internautas assistiram ao vídeo, que aborda as implicações ambientais que os gases expelidos pelo gado em todo o planeta provocam.

A campanha

O desenvolvimento do projeto é assinado pela agência Thanks Comunicação (*), com a proposta de aproximar a marca de seu público. O lema da campanha é “Vamos transformar sua dor de cabeça em grana e fama”. Para divulgar o festival, a Agência criou filmes para o break da MTV, filmes virais que serão enviados por e-mail e postados em videologs na Internet, além de anúncios para a Revista da MTV e um super banner para a home do site da emissora preferida dos jovens. A ação será complementada com uma blitz promocional nas principais faculdades de comunicação, arte e cinema da cidade de São Paulo.

Desde o dia 06/03/2007 está no ar o hotsite www.curtasneosaldina.com.br e abrem-se as inscrições para o festival pela Internet, contemplando vídeos de até 1 minuto de duração sob o tema “Dor de Cabeça”. O festival receberá inscrições no próprio hotsite até 01/06/2007 e na primeira quinzena de julho de 2007 sai a lista de ganhadores.

Sobre o Festival Curtas-metragens Neosaldina

A idéia do festival é inovadora e segue a tendência mundial do “Costumer Experience” (experiência do consumidor). “Há pelo menos 18 comunidades no orkut criadas por consumidores que enaltecem a marca que usam e confiam, entre as vítimas da dor de cabeça. Nós queremos estimular e premiar a criatividade por meio do relato em vídeo de suas histórias em torno do tema que aflige, por causas diversas, 85 milhões de pessoas acima de 16 anos”, diz Rodrigo Credidio, gerente de produto da ALTANA Pharma.

Os meios para a produção dos vídeos estão ao alcance da mão. Vale usar câmeras tradicionais, modernas câmeras fotográficas e as de telefones celulares. Desde que seja uma obra áudio-visual, tudo é válido! Não se trata de um festival de propagandas de medicamentos, o que inclusive está proibido no regulamento e quem quiser participar tem de ser maior de idade e residente no Brasil. Cada participante pode concorrer com vários vídeos.

A premiação

Os 10 vídeos que somarem o maior número de votos pela internet serão selecionados, e caberá à comissão organizadora e seu júri, formado por uma equipe da ALTANA Pharma e Thanks Comunicação, agência de publicidade que assina a ação, escolher os 05 (cinco) melhores trabalhos, que serão selecionados e “ranqueados” com base nos quesitos “originalidade” e “criatividade”.

O autor do vídeo mais votado receberá um prêmio de R$ 5.000,00 em dinheiro e terá seu nome e parte de seu filme veiculada na programação da MTV - na Praça São Paulo - Capital, na revista da MTV e no Website da emissora.

O segundo, terceiro, quarto e quinto colocados também serão premiados, mas com valores inferiores.

Inscrições


Para efetivar o cadastro, o interessado deverá acessar o hot site do concurso no endereço www.curtasneosaldina.com.br , a partir da zero hora (horário de Brasília) do dia 06/03/2007 até zero hora (horário de Brasília) do dia 01/06/2007. O cadastro e o envio do vídeo serão feitos pelo site www.youtube.com.

A votação poderá ser feita a partir de 6 de março até o dia 15 de junho.

*Sobre a Thanks Comunicação e as empresas agregadas em torno do projeto

Ficha Técnica

Agência: Thanks Comunicação - www.thankscomunicacao.com.br
Anunciante (Produto): Neosaldina
Direção de Criação: Edelcio de Rosa
Criação: Edelcio de Rosa, Rafael Quito, Marcelo Akio e Fabio Mori
Atendimento: Daniel Valin e Edelcio de Rosa
Aprovação: Rodrigo Credidio, Lais Rosin e David Zimati
Marketing Viral: E-pidemic - www.e-pidemicagency.com
Tecnologia web-based: WX7 - www.wx7.com.br
Assessoria de Comunicação: Edge Mídia

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS