Americano autor de biografia de Clarice Lispetor participa da Flip e da Bienal do Livro de SP

Biógrafo de um dos maiores nomes da literatura brasileira, Benjamin Moser participará do Salão de Ideias, onde discutirá a vida e a obra de Clarice Lispector.

O escritor norte-americano Benjamin Moser, autor de “Clarice,” – biografia de Clarice Lispector, escritora brasileira nascida na Ucrânia –, é mais um estrangeiro a confirmar participação na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Lançada em 2009, a biografia escrita por Moser (“Why This World: A Biography of Clarice Lispector”, no original, em inglês) é resultado de cinco anos de pesquisas. O trabalho obteve sucesso e reconhecimento de crítica nos Estados Unidos. Moser é também tradutor, tendo vertido oito obras do português ao inglês.

Clarice Lispector é uma das homenageadas pela Bienal do Livro de São Paulo em 2010, tendo sua vida e obra escolhidas como um dos temas da programação cultural do evento. Os outros três motes principais da feira são: Monteiro Lobato; Lusofonia; e Livro Digital.

A visita de Benjamin Moser ao Brasil é viabilizada por parceria firmada entre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que vai enriquecer a programação cultural e permitir a participação de autores estrangeiros em ambos os eventos, que acontecem em datas próximas, no mês de agosto. Pela mesma parceria, foi acertada a vinda da iraniana Azar Nafisi, autora do best-seller “Lendo Lolita em Teerã”, que participará da festa literária de Paraty e também da feira editorial paulistana.

Os demais convidados estrangeiros que já confirmaram presença na Bienal do Livro são: Conn Iggulden, autor britânico de épicos para o público juvenil, como a série “O Imperador”; John Boyne, escritor irlandês autor de “O menino do pijama listrado”, livro que retrata a amizade entre o filho de um oficial nazista e um garoto prisioneiro em um campo de concentração nazista; e Jostein Gaarder, que escreveu o “Mundo de Sofia”, título reconhecido mundialmente que já foi traduzido para 42 idiomas.

Entre os convidados brasileiros, confirmaram presença no evento o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808”; o desenhista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica; o professor, colunista, apresentador de TV e autor Pasquale Cipro Neto; e o escritor, poeta, cronista, professor, teólogo, filósofo, psicanalista e entusiasta da gastronomia Rubem Alves.

Todos participarão da programação cultural da Bienal do Livro vinculada ao Salão de Idéias, que é o já tradicional espaço aberto ao debate plural entre grandes escritores e personalidades dos campos editorial, intelectual e acadêmico, sempre com a participação do público que visita o evento.

O Salão de Ideias promoverá por volta de 40 encontros ao longo dos 11 dias de duração de sua 21ª edição da Bienal do Livro de São Paulo (de 12 a 22 de agosto de 2010). O espaço é organizado por dois curadores: o jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura; e o também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez.

A Bienal do Livro 2010
Uma programação cultural rica e diversificada, composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias é o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

Nesta edição, novos formatos, grande interatividade e a presença de conceituados escritores brasileiros e autores internacionais vão formar a grade mais pluralista dos 40 anos de evento.

Para enriquecer a programação, a organização da Bienal do Livro convidou conceituados profissionais para serem curadores das atividades culturais. Em 2010, a programação focará quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.

Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem o objetivo de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro – com reflexos imediatos à cidadania.

A Bienal do Livro ocupará uma área de 60 mil metros quadrados (o equivalente a quase oito campos de futebol) do Pavilhão de Exposições do Anhembi e a expectativa é reunir 350 expositores do Brasil e de fora, que representam mais de 900 selos editoriais.

Terceiro maior evento do gênero do mundo – os dois maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim –, a Bienal do Livro chega em 2010 a sua 21ª edição, sendo um grande ambiente cultural onde se apresentam, juntas, as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que destacam seus lançamentos nesse período. Assim, além da diversificada oferta de livros de qualidade e de todos os segmentos, vale enfatizar que a feira oferece uma programação cultural ampla e variada desenvolvida especialmente para despertar o gosto pela leitura em todas as faixas etárias e classes sociais.

Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL), fundada em 1946, tem como missão atender aos objetivos maiores de seus associados – hoje, são 600 – e ampliar o mercado editorial por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.

Para cumprir de modo adequado essa missão, a entidade desenvolveu estratégias voltadas à promoção da leitura e ao fortalecimento do mercado editorial, ancorando-as em três eixos bem definidos e complementares: ações políticas capazes de garantir voz e peso institucional a um setor de atividade decisivo para a disseminação do conhecimento e da cultura; o desenvolvimento do negócio do livro em todos os segmentos da cadeia produtiva; e amplo apoio aos associados, não só na prestação de serviços importantes, mas também na articulação em torno de uma entidade de classe representativa.

Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 7 milhões de profissionais ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 37 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 38 escritórios próprios que empregam mais de 2.700 funcionários.

A Reed Exhibitions organiza exposições, conferências, congressos e reuniões. O portfólio contém mais de 470 eventos que atendem 44 setores da indústria, abrangendo: aeroespacial e aviação, automotivo, construção, eletrônicos, energia, engenharia, entretenimento, meio ambiente, alimentação e hospitalidade, presentes, saúde, TI, jóias, ciências naturais e farmacêutica, propriedades/imóveis, manufatura, máquinas e equipamentos educação médica, embalagem e transformação, impressão e comunicação visual, segurança, esporte e lazer, turismo. O estreito relacionamento da Reed com profissionais, associações de classe e órgãos governamentais assegura que cada evento seja de interesse e relevância para os mercados atendidos.

Como resultado, muitos eventos da Reed tornaram-se líderes em suas áreas. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios em todo o Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora, estão: propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios; trazer eventos internacionais para o Brasil; bem como realizar novas parcerias.

Serviços disponíveis
Para garantir maior conforto e segurança a visitantes e expositores, a promotora tem disponível no próprio evento alguns serviços, como posto médico, praça de alimentação, sala de imprensa, espaço das redes sociais, serviço de táxi, traslado Metrô-Pavilhão/Pavilhão-Metrô, guarda volumes, viagem e hospedagem.

Mais Informações:

21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data: 12 a 22 de agosto de 2010
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS