Promovido pela Boitempo Editorial, pela revista Margem Esquerda e pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História/Departamento de História da PUC-SP, o "Curso Livre Marx e Engels" pretende renovar o interesse pela leitura e o estudo da obra desses dois filósofos, cujo pensamento se mantém vivo e atual.
As aulas – ministradas por alguns dos mais importantes intelectuais marxistas do Brasil – serão públicas e gratuitas, baseadas nas obras editadas pela Boitempo e abertas a todos os interessados na emancipação humana.
Durante o curso, os livros de Marx e Engels serão vendidos com desconto especial.
Programação
24 de março
A IDEOLOGIA ALEMÃ
Professor: Emir Sader
26 de março
A SAGRADA FAMÍLIA
Professor: Antonio Rago Filho
31 de março
MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS
Professor: Ruy Braga
1º de abril
CRÍTICA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL
Professor: Alysson Mascaro
3 de abril
SOBRE O SUICÍDIO
Professora: Maria Lygia Quartim de Moraes
7 de abril
A SITUAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NA INGLATERRA
Professor: Ricardo Antunes
10 de abril
MANIFESTO COMUNISTA
Professor: Francisco de Oliveira
- Homenagem ao historiador Jacob Gorender
Local: PUC-SP • Sala 333 • Prédio novo
Endereço: Rua Monte Alegre, 984
Horário: das 19h às 22h
CERTIFICADOS DO CURSO LIVRE MARX e ENGELS
A Boitempo Editorial fará a emissão de certificados de participação no curso mediante inscrição antecipada. Os interessados devem enviar uma mensagem à editora, contendo NOME, E-MAIL e UNIVERSIDADE/PROFISSÃO para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Receberão certificados aqueles que participarem de no mínimo 5 aulas. Os documentos serão entregues na secretaria da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP após o curso.
PROMOÇÃO:
• Boitempo Editorial
• Revista Margem Esquerda
• Programa de Estudos Pós-Graduados em História/Departamento de História da PUC-SP
APOIO:
• Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)
MAIS INFORMAÇÕES
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.boitempoeditorial.com.br
Tel.: 11 - 3875-7285
O desafio e o fardo do tempo histórico
István Mészáros
"Capitalismo ameaça o futuro da humanidade". Por Igor Felippe e Miguel Stedile
Revista Sem Terra - março de 2008
"A maneira como o sistema capitalista opera hoje, sob o domínio do capital financeiro destrutivo e com apoio de poderosos governos, está nos levando à destruição. Temos que nos opor fundamentalmente a isso", defende o pensador húngaro István Mészáros, professor emérito da universidade de Sussex, na Inglaterra, designado o principal intelectual marxista da atualidade
O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI.
Por Fernando Ramalho
Le Monde Diplomatique - Edição portuguesa - março de 2008
"A 24 de Janeiro de 2007, o The New York Times, a propósito da admiração do presidente venezuelano Hugo Chávez por István Mészáros, apresentava este autor como "um estudioso marxista húngaro relativamente obscuro que argumenta haver uma alternativa ao capitalismo no seu livro de mil páginas, Para além do capital". A relativa obscuridade é uma definição curiosa, na medida em que se trata de um autor sobejamente conhecido, com uma vasta obra publicada e um dos mais destacados pensadores da não menos conhecida Escola de Budapeste."...
Meu velho centro - histórias do coração de São Paulo
Heródoto Barbeiro
O monge da notícia. Por Ricardo Kotscho
Revista Brasileiros - março de 2008
"No comando do Jornal da CBN há 15 anos, sua voz se tornou conhecida em todo o Brasil, mas poucos conhecem seu segredo para enfrentar com bom humor uma jornada de trabalho de 17 horas diárias com breves intervalos para fazer alongamento e meditação. Para descobri-lo, acompanhamos um dia na vida do monge Gento Ryotetsu, também conhecido como Heródoto Barbeiro, este jovem senhor de 62 anos."...