Capa do novo livro de Patrick Granja
Em julho, foi lançado o livro “UPP: O novo dono da favela — Cadê o Amarildo?”, do jornalista do jornal A Nova Democracia, Patrick Granja. O livro é uma publicação da Editora Revan e é o 4º volume da coleção Criminologia de Cordel, do Instituto Carioca de Criminologia. A obra leva um prefácio escrito pelo renomado criminalista e defensor das causas populares Nilo Batista e é uma compilação de artigos escritos por Patrick e publicados nas páginas de AND sobre a militarização de favelas no Rio de Janeiro.
As coberturas de AND do processo de instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas do Rio começou em 2010, durante a ocupação dos complexos de favelas do Alemão e da Penha por tropas da polícia e das forças armadas. Na ocasião, o jornal A Nova Democracia publicou uma série de artigos, reportagens e vídeos mostrando a rotina de medo e terror imposta pelos agentes do Estado contra as mais de 300 mil pessoas que vivem na região.
De lá para cá, foram incontáveis as coberturas de conflitos entre moradores das quase 50 favelas militarizadas no Rio e soldados das fileiras da repressão. Os textos vão desde reportagens sobre coações sofridas pela reportagem deAND, até relatos de familiares de pessoas assassinadas pela polícia dita “pacificadora”. Uma boa parte desses artigos e matérias está reunida no livro‘Cadê o Amarildo?’, com lançamento previsto para o final de agosto em um evento ainda com data, local e programação a serem confirmados. Fiquem atentos à fanpage de AND no Facebook para mais informações.