Phydias prepara uma cena em Cataventos
Os alunos vão conhecer as técnicas usadas para se fazer cinema, principalmente no tocante à escolha e à função de cada participante na produção de um filme.
Os módulos serão apresentados, estudados e discutidos em 8 semanas de oficina, com os seguintes temas em torno da criação de um filme: Roteiro, Produção, Direção, Linguagem Cinematográfica, Equipe Técnica, Elenco, Locações, Equipamentos, Negativos, Laboratório de Imagem, Direção de Arte, Fotografia, Som, Efeitos Especiais, Mídias tradicionais e Novas Mídias, Montagem, Pós Produção, Finalização, Distribuição e Mercado.
Em data a ser confirmada, haverá uma comemoração de final da Oficina, com a exibição do curta-metragem produzido pelos participantes.
Apostilas e Certificado de Participação serão fornecidos aos alunos.
Phydias prepara uma cena de Embriaguez Inspirada com o diretor de fotografia Luiz Bezerra
SOBRE O COORDENADOR DA ATIVIDADE
Professor e Cineasta Phydias Barbosa, foi Gerente Executivo da TV Brasil Internacional de 2009 a 2013. Possui MFA do California College of Arts (Oakland, CA) como Produtor de Cinema. É produtor e diretor com experiência em cinema, publicidade, teatro e TV desde os anos 60. Realiza workshops de cinema desde 2007, tendo coordenado cursos na FAFIMA, na Faculdade Salesiana (em Macaé) e no Massachusetts Association of Portuguese Speakers (Boston, EUA).
HISTÓRICO DO CURSO
O curso é direcionado para profissionais, estudantes e demais interessados em produções cinematográficas de todos os gêneros: longas metragens, curtas, vídeos independentes, programas de TV, filmes publicitários e documentários. Os alunos escrevem, produzem e dirigem um curta.
A principal contribuição do cinema na atualidade é a formação de plateias mais exigentes e participativas. O workshop vem ao encontro dessa proposta, ao oferecer capacitação técnica para Macaé e região.
“Os alunos terão noção de utilização dos equipamentos necessários à produção cinematográfica. Contudo, o objetivo principal é aprender a produzir um audiovisual, da ideia à finalização”, afirma Phydias.
A oficina acontece desde 2008 nos Estados Unidos, na cidade de Boston, e já viabilizou a produção de oito curtas e um longa-metragem. Duas oficinas já foram realizadas em Macaé (2009, na FAFIMA, com o curta Embriaguez Inspirada e 2011 na Faculdade Salesiana, com o curta Cataventos). Todos terão, também, oportunidade de assistir a alguns dos filmes realizados nas oficinas de Boston e Macaé, a fim de se prepararem para a sua própria produção.
GRUPO TEATRAL ACTO
O Grupo Teatral Acto é uma associação cultural sem fins lucrativos de utilidade Pública Municipal Decreto Lei nº 1469/93 e Estadual Decreto Lei nº 1594/93 e o Centro Cultural Rinha das Artes, projeto do Grupo, pretende ser um divisor de águas na história de lutas e glórias de quem mantém viva a arte em Macaé. É o grupo mais antigo de teatro em atividade na cidade de Macaé, tem como objetivo fomentar e produzir cultura através de montagens sérias, comprometidas com a formação de plateia, tem como objetivo também beneficiar e preferenciar mão-de-obra local, e ainda preservar a identidade cultural do nosso município e na inclusão social através de projetos sócio-culturais.
Alunos e técnicos da Oficina do curta Cataventos
CENTRO CULTURAL RINHA DAS ARTES
O Centro Cultural Rinha das Artes possui uma área de 600 m² para apresentações de Artes Cênicas, espaço multimídia para exibição de filmes, eventos culturais, biblioteca de artes e uma Cantina. A Rinha das Artes foi inaugurada no dia 29 de Janeiro de 2011 e é fruto de um Convênio de Concessão de uso com a Prefeitura de Macaé. Uma curiosidade é sem dúvida o nome Rinha, que foi mantido propositadamente por ter sido uma Rinha de Galo, hoje proibida por lei, mas por muitos anos uma das maiores Rinha do País, com Torneios de grande porte, portanto lutamos pela nossa história, preservando o nome homenageamos o nosso passado, e ainda resgatamos um prédio fechado a mais de 20 anos, abrigo de moradores de rua e usuários de drogas, revitalizando o Centro da Cidade de Macaé. Preservação e resgate de nossa identidade é missão do Grupo Acto.
A Rinha das Artes abriga além das Artes Cênicas (Teatro e Dança), a música, as artes visuais, artes plásticas e manifestações populares e ainda tem como meta se transformar num pólo de formação artística e inclusão social.
Em 2010, o grupo tornou-se Ponto de Cultura através do projeto Acto Comunidade, que proporciona aulas gratuitas de teatro aos sábados, com uma turma infantil de 8 à 13 anos, e uma a partir dos 14 anos.
O Projeto do Centro Cultural Rinha das Artes foi contemplado no ano de 2012 com o Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura – Governo Federal na categoria de “Fomento a iniciativas empreendedoras e inovadoras”, foram selecionados neste Edital apenas 150 iniciativas de todo o Brasil.
O WORKSHOP
De 05/01 a 09/03 (exceto semana do carnaval) – segundas e quartas – 18h às 22h | sábado – Filmagem de 6 a 8hs em um sábado a ser definido
Duração do curso: 8 semanas
Carga Horária: 60 horas
Investimento: R$480 reais - Inclui apostilas, participação na produção do curta, DVD do filme e certificado de participação.
Critério de Seleção: Alguma experiência ou desejo trabalhar com audiovisual, utilizando câmeras digitais.
Local: Centro Cultural Rinha das Artes (Rua Dr. Júlio Olivier, nº 633, Centro- Macaé/RJ
INSCRIÇÃO (Período de Inscrição: de 01/12 a 20/12)
Formulário de Inscrição Preenchido
Fotocópia da Identidade.
Currículo
Comprovante de pagamento.
Se menor de idade, autorização dos pais ou responsáveis
INFORMAÇÕES Complementares:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(22) 99876-2555
(22) 99908-2545
APOIO: CRIART Produções
Padaria Pães e Delicias