De Luna Freire é exemplo de resistência nas Artes Plásticas de Niterói

Artista já foi premiado e homenageado pela sua arte e por conseguir manter a Associação Fluminense de Belas Artes 

          A trajetória de um artista não se dá apenas pelo que ele produz – mas também pelo modo como ele vive. E o artista plástico e agitador político-cultural De Luna Freire é um dos maiores exemplos dessa atuação diária, honrosa e resistente no meio das artes plásticas fluminenses. Isso porque, presidindo a AFBA – Associação e Escola Fluminense de Belas Artes – há sete anos, De Luna vem travando – e ganhando – verdadeiras batalhas (inclusive judiciais!) para manter viva a entidade, considerado espaço democrático para a proliferação de artistas contemporâneos.
          Além dele nesta luta, diversos artistas e ativistas pró-cultura da cidade e, entre eles, a artista plástica Thereza Theodora – que propõe trabalhos gráficos marcantes com técnicas de utilização de tinta a óleo, corantes e pigmentos vegetais sobre telas totalmente elaboradas em fibra vegetal.

A Instituição


          Fundada em 27 de outubro de 1940, a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, criada pela Lei 5.116 de 25 de janeiro de 1963, no recinto onde se achava instalada a exposição de pintura de Moisés Nogueira da Silva - saguão térreo do Hotel Imperial, na rua Visconde do Rio Branco, 535. Nascia com a finalidade cultural de divulgação artística, e passou a ter sua organização e atividades desde tal data, com sede e foro em Niterói e podendo manter sucursais e representações  nas demais cidades do estado e do país.
          A  Associação e Escola Fluminense de Belas Artes estimula o aperfeiçoamento da cultura artística no estado do Rio e visa divulgar as artes plásticas e apoiar o desenvolvimento de atividades artísticas. A AFBA identificou a necessidade do homem em manter contato com a cultura através da arte - primeiramente por estar baseada no alicerce de toda a sociedade evoluída, que é a educação. Acreditam que o projeto social tem de ser estrutural para se vislumbrar uma sociedade mais justa e focada nos valores nobres do ser humano. O projeto da AFBA consiste em uma visão futurista e social, integrando a entidade e as diversas comunidades ligadas ou não a alguma outra entidade.
          São sócios fundadores os que assistiram a ata de fundação da Associação, a saber: Hamilton Sholl, Edgar Parreiras, Gerson de Azevedo Coutinho, José de Castro Botelho, Miguel R. Caplloch, Pedro Campofiorito, Dolores Márquez Caplloch, Florisbela de Castro Nogueira, Moysés Nogueira as Silva, Aluízio Valle e os expositores do 'I Salão Fluminense de Belas Artes', realizado de 11 de novembro a 5 de dezembro de 31/12/1941.

Comendador De Luna Freire

          Artista plástico, curador e Presidente da AFBA desde 2000, De Luna Freire é membro efetivo da SGI – Soka Gakai International – Educação e Cultura para a Paz Mundial, do Grupo Luna e Amigos da Embaixadora da Paz Mundial Delasnieve Daspet, dos circuitos niteroienses Rota das Artes e Portas Abertas e da Comissão de Educação e Cultura do PDT. Em maio de 2007, recebeu a comenda oficial da Academia de Artes Visuais do Rio de Janeiro, no Centro Cultural de Angra dos Reis. Então, tornou-se Comendador De Luna Freire.
          -- Depois de inúmeras tentativas com vários deputados e vereadores da nossa cidade e há mais de cinco anos buscando apoios para a AFBA, já tentei agendar com o Secretário Municipal de Cultura André Diniz e as inúmeras tentativas foram inúteis. A Ampla está brigando pelo imóvel na justiça e quer nos tirar de lá. Vamos realizar um abraço simbólico dia 12 de outubro ao redor do prédio da Ampla, na Praça Leoni Ramos, com várias atividades culturais, para mostrar que não podem acabar com a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes – explica De Luna Freire, que traz na lista de admiradores de seu trabalho, personalidades da cidade como o livreiro e intelectual Carlos Mônaco, Professor Stelling, Professora Márcia Pessanha e o escritor e Professor Salvador Mata e Silva, entre outros.
          Mais de 10.000 assinaturas devem ser recolhidas para a permanência da AFBA em sua sede – Rua Professor Ernani Mello, 18, São Domingos. Já assinaram membros de entidades como o Grupo Mônaco de Cultura, Academia Fluminense de Letras, Academia Niteroiense de Letras, IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação e Cultura, o IHGN – Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e São Gonçalo, Centro Cultural Maria Sabina, Biblioteca Estadual de Niterói, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, escolas municipais, estaduais e particulares.

Thereza Theodora

 
          A artista nasceu às margens do Ribeirão Vermelho, entre o verde e as montanhas, na região hoje conhecida como Parque Estadual do Desengano, no Município de Santa Maria Madalena, estado do Rio de Janeiro. Aprendeu o manuseio das fibras, pigmentos, corantes e algumas colas vegetais no coração da floresta onde nasceu e viveu sua infância e adolescência. Desde pequena se apaixonou pela obra do Grande Arquiteto, e fez do seu habitat a escola e das mãos do criador o ensinamento.
          Utilizando todo e qualquer material descartado pela natureza em seu constante processo de renovação, uma de suas obras, 'Tributo à Natureza' é, ao mesmo tempo, uma declaração de amor a terra, uma oração de louvor e agradecimento ao criador e um apelo urgente à humanidade para que ame, proteja e utilize adequadamente os recursos do planeta.
          Em sua recente carreira já expôs, além da AFBA, no Instituto de Artes da Urca - Sede Esportiva do Clube Militar, Policlínica do Exército, Academia Brasileira de Meio-Ambiente e Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Escola Superior de Guerra, Centro Cultural de Caxambu e Galeria Universo das Artes. Contabiliza 4 medalhas de ouro,1 medalha de prata, troféus, menções honrosas e a reprodução de 3 telas no livro 'Marchand 2006'.

Agenda intensa

           As atividades da AFBA não param até dezembro de2007. Estão por vir o 6º Salão de Inverno e o 6º Salão de Primavera, o 3º Concurso de Artes e Poesias,  6º Salão de Aniversário de Niterói – que este ano será na Biblioteca Estadual de Niterói – e o Salão Natalino da AFBA.

SERVIÇO --  Filie-se à AFBA para que a entidade continue realizando este trabalho pioneiro.  AFBA – Rua Ernani Pires de Mello, 18. São Domingos – Niterói – RJ
Cep: 24210-130. Sites: www.afba.com.br e www.afba.xpg.com.br Telefone: (21) 2622-6745. 
Comendador de Luna Freire: (21) 9986-5053 e 8254-0082. E-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS