Inspirar fundo e refletir nos momentos agudos é necessário. Palavras, ou atitudes “não simpáticas”, devem estar revestidas de um caráter profissional para não melindrar relações. Algumas considerações a observar:
1.Evitar demitir um profissional que aparentemente não se adaptou na função. Deve-se dar uma segunda chance. Talvez transferi-lo de função, horário, setor... Há casos de um jogador que é um péssimo goleiro, mas é um excelente centro-avante.
2-Exercer o comando como deve ser um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o fazer sob o império do medo, pressão ou ameaças. Não menosprezar ou ofender moralmente um funcionário. Ao valorizá-lo ele será leal; ao enaltecê-lo será um aliado.
3-Ao determinar um trabalho para um profissional hábil, não aceitar o serviço pronto tipo “mais ou menos”, ou “quebra-galho”... Deve-se exigir qualidade, de ótimo para cima.
4-Ter sensibilidade no trato com funcionários de minorias étnicas, homofóbicas, diferenças de religião, etc. Evitar brincadeiras irônicas ou depreciativas. Há que tratá-los de igual para igual como pessoa e profissionalmente, respeitando suas opções e desigualdades.
5-Escolher um sub-líder na equipe, alguém responsável, capaz, de plena confiança, um “alter-ego”. Prepará-lo para que ele possa substituir o titular numa eventual ausência, ou mesmo para ser também um futuro líder.
6-Não misturar negócios e amizade dentro da empresa no horário de trabalho. O lado profissional deve sempre se sobrepor ao particular. Não dissociar esse fato pode fazer o líder perder a voz da liderança.
7-Ser firme no comando e fazer ver essa firmeza. Ao demonstrar fraqueza os outros podem se fortalecer e deter o controle da situação.
8-Se o líder é bacharel ou doutor, diante dos mais simples há que despir a toga da superioridade e nivelar-se a eles quando o momento assim exigir. É imperioso tê-los lado a lado e não dispersos, rivalizando ideias e contestando ordens.
9-Assim como o líder repreende um subalterno, de repente pode ser repreendido por um superior. É imperioso manter, sempre, equilíbrio e serenidade.
10-Um líder não deve entrar em sua sala ou setor e refestelar-se em sua cadeira vendo o “tempo passar”, deixando suas atribuições para outro. Líder é autoridade e a liderança é vital. O ´descomando´ nada produz e pode prejudicar o que for produzido.
Inácio Dantas
Do livro Epub “Gestão e liderança descomplicada”
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