Essa tal de Liberdade!

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

Para Descartes a liberdade vem do conhecimento, da escolha, pois se um homem não tem conhecimento este homem não tem o livre pensamento pois vive fechado apenas nos seus anseios e para quem o obtem quer cada vez mais buscar e não se cansa de tentar ser livre e ter escolhas.
Para Kant a liberdade vem da vontade, e do conhecimento, pois só com o saber das leis vigentes que se pode ter a liberdade de forma positiva. O indivíduo deve ter a consciência e a razão.
O homem, objeto entre objetos, coisa entre coisas, não possui liberdade de ação porque não é livre para deliberar sobre sua vontade. O homem não escolhe o que deseja, o que quer. Logo, não é livre - é absolutamente determinado a agir segundo sua vontade particular, objetivação da vontade metafísica por trás de todos os eventos naturais. O que parece deliberação é uma ilusão ocasionada pela mera consciência sobre os próprios desejos. (Schopenhauer)
Temos parte da liberdade que como os grandes pensadores acreditam vem da vontade, da coinsciencia, só a teremos se conseguirmos ver todas as nossas escolhas, pois com escolhas restritas e pobres de sentido não encontraremos . Como conseguir todas as escolhas se só usamos 10% do nosso cérebro? Não somos livres.
Fora dito que podemos controlar tudo, pois tudo é feito de átomo, se tudo é feito de átomo, podemos desacelerar as partículas e suas posições e assim trocar facilmente seu estado e indo mais além poderemos até mesmo nos teletransportar se viramos plasma, pois tudo é energia e cada energia vibra de uma maneira diferente e transtorma as formas materiais e até mesmo "divinas". Não conseguimos nem mesmo controlar nossas atitudes e mudar nosso consciente, que as vezes precisam de anos para esquecer certos dogmas ou verdades e ainda existem muitas dúvidas sobre o subconsciente. As dúvidas são eternas e a busca delas nos trará sempre uma resposta seguida de uma pergunta que não se cala, e que insite em aparecer sempre que nos aproximamos dessa tal de liberdade.
A liberdade é a melhor utopia que o subconsciente conhece, é a verdade ilimitada e a consciencia plena da vontade e do conhecimento profundo e infinito!
Luana Leixa

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS