Ivan Nolasco de Abreu, falecido no ultimo dia 4, em foto em meados de 2009, a companhia das filhas Eurozina, Ivanea, Ivanilda, Neumara e Heba.
Comunicamos o falecimento do conhecido macaense, o Sr. Ivan Nolasco de Abreu, ex-vereador suplente da Câmara Municipal de Macaé e empresário - que foi nascido e criado na no alegre Bairro de Aroeira de onde jamais deixou de morar e ter amigos.
Ivan estava com 69 anos - tendo nascido em 26 de novembro de 1941 - e sofria de câncer no estômago desde os fins de 2009. A causa do falecimento foi uma insuficiência respiratória, segundo o boletim médico. O óbito ocorreu na Clínica São Lucas. Isso, na última segunda-feira, dia 4, às 18h30. Inclusive, já tinha alguns dias que Ivan estava internado. E desde que foi diagnosticada a doença, o ex-vereador iniciou o tratamento de combate à enfermidade com uma seqüência de tratamentos de quimioterapia e hospitalar. Em 02/2010, Ivan chegou a se submeter à uma cirurgia médica para retirar tumores malignos provocados pela doença localizada no órgão estomacal. É adequado citar que semanas antes de falecer, chegou a passar novamente por uma cirurgia médica, esta para a retirada de um cálculo renal.
Antes de falecer, Ivan estava cansado e enfraquecido por causa da doença, embora sempre permaneceu otimista e tranqüilo.
O velório aconteceu na Terceira Igreja Batista do bairro Aroeira, e o sepultamento foi na tarde da última terça-feira, dia 5, às 16h, no Cemitério Memorial Mirante da Igualdade.
O ex-vereador era filho de Júlio Abreu de Souza e Erozina Nolasco de Abreu, ambos já falecidos.
Oriundo de família simples com ascendência italiana, Ivan sempre idealizou ser empreendedor.
Ivan Nolasco de Abreu, ex-vereador macaense, em foto de meados de 2009, quando ainda nao tinha sido diagnostificada a enfermidade adquirida.
Ivan foi conhecido não só por ter sido membro da Câmara Municipal, mas também por variados outros motivos, como pelo fato de que desde 1984 era dono legítimo do Hotel Nolasco - situado na Avenida Presidente Sodré, nº 558, Centro (ao lado da Prefeitura Municipal) -, estabelecimento este que antes de ser adquirido por Ivan, pertencia a outro munícipe - com o extinto nome de ‘Hotel Balzana'. Uma outra razão que tornava Ivan conhecido na sociedade local, era o fato de ele ter sido durante muitos anos, funcionário público da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), além de ter atuado como construtor de obras. Ivan tinha um destaque maior na Aroeira - tradicional bairro macaense - por sempre ter residido nesse local. Praticamente durante a sua vida toda, ele morou lá. Inclusive, uma das ruas desse bairro leva o nome de sua falecida mãe, pois a rua se chama: "Rua Eurozina Nolasco de Abreu" - a antiga ‘rua SV1'. É bom notar que apesar de que o nome da sua mãe era ‘Erozina' sem o ‘U', porém a rua é entitulada em memória da mesma - embora com o acréscimo da citada letra depois da primeira letra inicial ‘E' - mas com o seu sobrenome totalmente correto. E com certeza de que o fato do referido macaense ter sido vereador, isto foi provavelmente a sua maior projeção municipal. Ivan Nolasco de Abreu foi eleito para esse cargo, na época do segundo mandato do ex-prefeito de Macaé, Sílvio Lopes, em 1997. Ivan tomou posse da cadeira de vereador suplente, tendo sido um político que traçou e estimulou mudanças positivas de infraestrutura no bairro Aroeira, assim como a edificação da Escola Municipal Amil Tanos, no Morro de Santana, localizado no citado bairro.
O conhecido macaense deixa seis filhas (Ivanilda, Ivânea, Ivana, Neumara, Eurozina e Héba), sete netos e dois bisnetos. E saudades também na esposa Neuza Maria Castilho de Abreu, nos demais familiares e amigos, além da comunidade macaense local.
Raphael Guedes Marinho.