PASSIONE: Poder, sexo e sedução

Vamos considerar a década de 90 como assimiladora das mudanças do comportamento feminino na sociedade. Cada vez mais surgem exemplos de novelas de tevê nos quais presencia-se a participação do homem em funções antes consideradas femininas, associando o trabalho doméstico a sua perda de masculinidade. Hoje, por diferentes motivos, muitas vezes por desemprego, alguns homens tiveram que assumir funções domésticas, ainda que relutantes. Suas esposas, por necessidades financeiras, mantiveram-se em funções remuneradas, em profissões as mais variadas.

Muitos acusam o feminismo dos anos 60 de ter desestabilizado o universo masculino, entrando nos domínios até então reservados a eles.
Com a força e o poder da gestação, a mulher reinava sobre o lar, a educação dos filhos e encarnava a lei moral que definia os bons costumes.
Para o homem restava o resto do mundo, tendo a seu cargo a produção, a criação e a política, a esfera pública como seu espaço natural. Essa dicotomia dos mundos - homem x mulher - era garantia de harmonia entre ambos.
Com o advento da TV e mais tarde do computador, a informação adquire um caráter massivo, fazendo surgir a indústria da informação que produz a comunicação de massa.
A novela da TV Globo Passione, exibida em horário nobre da televisão brasileira, demonstra uma inversão fantasmagórica e tem o poder de produzir o extraordinário apelo na forma e no conteúdo da sexualidade humana, com a finalidade de chamar a atenção da banalização da família brasileira em todos os seus aspectos.
O horário, a organização, as imagens de aberturas, a música implicam rituais na abertura desta novela. E o ritual evoca o mito, o rito e a comunicação, sobretudo as referências culturais, produzidas pelas linguagens eróticas, para não dizer pornográficas, provocando o imaginário popular desejado: a nudez e o repertório cênico do sexo de prazer efêmero e sem compromisso: um mundo de mercadoria, reduzidos aos desejos e necessidades: poder, sexo e sedução.
Querem institucionalizar a "banalização do sexo, da família, da ética, da lógica, da estética e dos bons costumes" na televisão brasileira os chamados "autores de novela globais", onde tudo está em tudo e tudo transita por tudo, é uma verdadeira orgia na busca de emoções, dentro e fora do casamento e os valores se reduzem a imagens que excitam. Nesse processo, o próprio indivíduo acaba por reduzir-se à imagem que tem de si mesmo - formando uma via de consumo visual: um voyer global.
Experiências sexuais
A novela exerce uma espécie de fascínio (fetiche= feitiço) no imaginário popular dentro de seu universo de representações e na formação de opinião de uma parcela muito significativa da população.
Passione, título dado à novela em questão neste artigo apresenta somente um aspecto dos diversos aspectos que permeiam uma relação, seja ela, amorosa, amigável, familiar. Por conta do aspecto enfocado, a novela poderia se chamar PUTÓDROMO, os diálogos são capciosos, carregados de intenções, de intriga, insinuações maldosas, desencantando o cotidiano dos relacionamentos como se o ser humano precisasse ter no seu dia-a-dia fortes emoções e, de certo modo, emoções pautadas no sexo. Não podemos ignorar que existam relacionamentos que apresentam esta dinâmica, porém, é perigoso acreditar que ser Passione é buscar tudo o que é apresentado na novela: sexo, intrigas, traição, golpes, prostitutas, prostituição infantil, prostituição internacional,drogas, assassinatos, incesto, etc.
Não condenamos a apresentação desse aspecto nos relacionamentos e sim o fato de não enfocar os outros aspectos, quais sejam, relacionamentos estáveis, onde as pessoas são felizes sem a necessidade de buscar essas emoções, onde a ética esteja presente, onde o diálogo resolve as diferenças e os problemas, onde não queiram resolver um problema com outro problema. É uma novela que abala a instituição do casamento, desestrutura a família, denotando o fracasso e a fragilidade nos relacionamentos.
Com base na ideologia do autor da novela Passione, ele se coloca na posição do público alvo de seu produto e realiza sua obra, construída, refletida e refratada a partir do recorte de uma realidade. Como em um prisma onde o reflexo entra por um vértice e se projeta para cima num outro patamar, de forma mais valorizada.
Segundo alguns autores, isso ocorre porque ninguém quer ver na novela a vida exatamente como ela é: existe aí uma expectativa de sonho, de fantasia associada à linguagem/imagem erótica.
A emancipação da mulher na sociedade é uma conquista que levou anos e anos para se tornar uma realidade presente. A mulher compete profissionalmente em igualdade com o homem, mas não pensa como ele. A mulher consegue ser firme, tem poder de decisão, mas continua sensível, romântica, procurando relacionamentos estáveis. Na novela o autor confunde a emancipação feminina, mostrando que a mulher pode e deve agir como o homem no que diz respeito ao sexo. A regra não é ter relacionamento extraconjugal, ter mais de um amante ou procurar experiências sexuais constantes. A mulher sempre condenou essas práticas masculinas e o autor faz o público acreditar que a emancipação feminina permite a ela banalizar-se sexualmente.

(*) é professor universitário, jornalista e escritor.

 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS