Quem pretende triunfar na carreira não pode refrear seu ritmo nem subjugar seu currículo realizando trabalhos e comandos em níveis abaixo do seu potencial. É imperioso tentar ser o melhor e buscar dar o melhor de si. É dessa forma que se concreta os esteios da carreira e pavimenta-se a estrada das conquistas.
Algumas dicas:
*Motive seus funcionários a alcançar metas e objetivos. Prêmios, promoções, gratificações, etc, são formas de motivação. Funcionários motivados, produção ampliada.
*Considere seus fornecedores tão importantes quanto seus clientes. Trate-os bem, valorize-os, são parceiros valiosos. Clientes podem lhe dar lucro pelas vendas, fornecedores podem lhe dar lucro pelas compras.
*Faça reuniões habituais com a Diretoria, encarregados, e estes com os subalternos. A filosofia de trabalho da alta-cúpula deve estar sempre enfatizada, irradiando por todo o quadro funcional.
*Incorpore-se aos objetivos estatutários da empresa que você faz parte. Engaje-se nas suas metas de crescimento e desenvolvimento e cresça e se desenvolva junto. Esteja comprometido com a empresa para ela estar comprometida com você!
*Uma nova rotina de trabalho deve ser explicada pelo líder, nunca deduzida pelo liderado.
*Sua carreira pode ir de vento em popa, devagar como uma tartaruga, ou nem decolar. Em todas essas situações você é o piloto e tem o leme das decisões nas mãos. Pode decidir por melhores trajetos e seguir por eles, ou pode ficar na estação, estagnado indefinidamente. Estude, treine, aperfeiçoe-se, escolha o melhor trajeto e siga com destino ao porto do sucesso!
*Você é o líder que fará “acontecer”, que dará ao mercado o que o mercado não tem mas necessita ter: bons produtos, bons serviços. Sob a sua batuta, equipes desenvolverão bens e serviços que serão avidamente absorvidos pela demanda. Então aja, a hora é agora, enquanto a ideia está “fresca” e você não tem concorrência.
*Há necessidade de mudanças na empresa? Implemente-as já, não procrastine, amanhã pode ser tarde. Mudar quem ou o que está ineficiente reduz custos e expande produtividade. Com isso, obtém-se melhor performance produtiva, culminando com o aumento de vendas e lucros e melhorando a saúde financeira; sua e da empresa.
Inácio Dantas
(MBA em Controladoria. Do livro “Liderança: conceitos para aprimorar sua performance”)