O jornalista e cineasta Phydias Barbosa (Barbosinha) não para, desde quando deixou o Brasil e andando pelo mundo resolveu, finalmente, se fixar nos Estados Unidos. É um filho aqui da terra, nascido em Quissamã e estudou no Luiz Reid nos anos 60.
Morou com os tios José Barreto e Hilda Barbosa Barreto até completar o segundo grau. Mudou para o Rio de Janeiro, mas nunca perdeu contato com todos os primos, parentes e amigos macaenses. Ele mesmo se considera macaense de coração, afinal Quissamã era distrito de Macaé quando ele nasceu, em 1947.
Atuando no meio artístico desde 1965, seu primeiro trabalho profissional foi justamente em Brasília quando, junto com a Companhia do Teatro Princesa Isabel, do Rio, participou da inauguração do Teatro Martins Pena, como Assistente de Direção e Produção da peça Os Pais Abstratos, de Pedro Bloch. Muitos outros eventos o levaram de volta à capital federal.
Mas foi recentemente, depois de passar quase 30 anos entre o Brasil e os Estados Unidos – ele pisou na Califórnia pela primeira vez em 1981 – Phydias recebeu o convite para atuar como Assessor Executivo da TV Brasil Internacional, feito pela jornalista Tereza Cruvinel, diretora presidente da Empresa Brasil de Comunicação. Ele encontrava-se morando na Flórida e mudou diretamente de lá para Brasília.
Phydias foi contratado para colaborar estreitamente com a gerente executiva do canal, Marilena Chiarelli e promete levar a TV Brasil Internacional para todo o planeta. O sinal já se encontra disponível em 49 países da África e no segundo semestre de 2010 chegará a toda América Latina e Estados Unidos. No ano de 2011, o canal estará disponível na Europa, Japão, Ásia e Oceania.
Parabéns ao velho companheiro e primo por mais esse importantíssimo trabalho que coloca o Brasil no cenário mundial da comunicação de forma autêntica, levando o modo de ser de nossa gente, a riqueza cultural, o desenvolvimento econômico e social a países onde milhões de brasileiros vivem e sonham um dia retornar. A TV Brasil Internacional é uma resposta a vários meios de comunicação brasileiros que vivem denegrindo a imagem do país.
http://orebate-armandobarreto.blogspot.com/