No Encontro também são anunciadas as participações de personalidades negras do mundo artístico, cultural e esportivo – acadêmicos, intelectuais, embaixadores de países do continente africano, lideranças negras dos partidos que compõe a base política do governo federal, gestores públicos municipais e estaduais da apelidada política de igualdade ‘racial’ e parlamentares negros nacionais e internacionais.
No lauto Encontro Nacional de Negras e Negros petistas, na 6ª feira, dia 16, a parte da manhã será toda dedicada à chegada das delegações e ao credenciamento. Ás 12, 30 horas ocorrerá o almoço-banquete, realizando-se às 14 horas a abertura oficial do evento, cuja mesa 01 será dedicada à conjuntura nacional sob o tema “Os desafios de 2010 e o papel das negras e dos negros do PT”. A partir das 17,30 horas realizar-se-á a mesa 02 que será dedicada à conjuntura internacional sob o tema “As políticas de inclusão em países da América Latina e África”. Não foram divulgados os expositores e mediadores nas mesas 01 e 02. No dia 17, sábado, às 07,30 horas ocorrerá o café da manhã e às 09 horas será realizado (sem anúncio de quem o fará) Balanço das ações do governo federal. A seguir.
O tema do balanço será “Os avanços e desafios da política nacional de promoção da igualdade ‘racial’ e as diretrizes do programa de governo para o povo negro”, às 11 horas (também sem anúncio de quem o farão) realizar-se-ão exposições sob o tema “As ações do movimento social negro e o diálogo com o PT”. Ás 12,30 horas ocorrerá o almoço. Às 14,30 horas realizar-se-ão exposições sob o tema “A formação no PT” cujas expositoras serão as burocratas Vera Gomes do coletivo nacional de ‘combate’ ao racismo e Selma Rocha da escola de formação do PT. Às 15 horas ocorrerão os grupos de trabalho (GTs) sobre programa de governo nos quais haverá um coordenador ou coordenadora sob os temas Educação & Tecnologia, Juventude, Saúde, Comunicação e Direitos Humanos & Segurança Pública.
Os GTs serão concluídos às 19 horas quando será servido o jantar. No domingo, último dia do Encontro, às 07, 30 horas ocorrerá o café da manhã, às 09 horas será apresentada a sistematização dos GTs, quando ocorrerão debates sobre a estratégia de campanha e o programa de governo, que serão seguidos de propostas e indicações de nomes para compor o GT final do programa de governo. Às 11 horas ocorrerão os encaminhamentos do Encontro de Negras e Negros petistas através da leitura do documento final, às 12 horas ocorrerá o almoço, às 14 horas realizar-se-á a cerimônia de encerramento e, por fim, às 18 horas ocorrerão os embarques dos participantes de fora de Brasília.
*jornalista – militante e membro da coordenação nacional do Movimento Negro Socialista (MNS) é titular do DM/PT-Macaé.