Salgueiro e Portela decepções, Viradouro rebaixada surpresa e Tijuca campeã merecido!

Abaixada a poeira do Grupo Especial no Carnaval carioca 2010, a análise comparativa dos números com anos anteriores notadamente 2009 vão ilustrar o título. Isso não significa, por exemplo, que a 7ª colocação da Mocidade tenha deixado de também ter sido uma surpresa. Afinal, a agremiação que tem como símbolo a estrela guia de cinco pontas em 2009 foi a 11ª (penúltima) colocada. O título da Tijuca foi merecido, porém, uma surpresa, pois, em 2009 foi a 9ª colocada. Considero o rebaixamento da Viradouro a mesma coisa, porque a agremiação de Niterói em 2009 foi a 8ª colocada. Assim, numericamente as maiores decepções foram a 5ª colocação do Salgueiro (em 2009 foi campeã) e a 9ª colocação da Portela, que em 2009 tinha sido a 3ª colocada.

Unidos da Tijuca a agremiação azul e amarelo do Morro do Borel que tem como símbolo um pavão fez um desfile numericamente completo, quase irretocável. Tanto que só não obteve notas 10 unânimes em mestre-sala e porta-bandeira (concordo), enredo (discordo), bateria (idem) e samba-enredo (concordo).

Acadêmicos do Grande Rio o vice-campeonato da agremiação tricolor de Duque de Caxias que tem como símbolos uma coroa, um surdo e máquinas de refinaria petrolífera, não pode ser considerado uma surpresa. Em ascensão, a agremiação 5ª colocada em 2009, acabou repetindo os vices-campeonatos conquistados em 2006 e 2007.

Beija Flor a 3ª colocação da agremiação de Nilópolis cujo símbolo obviamente é o pássaro que a denomina até surpreendeu-me. Não esperava isso. Mas o fato é que sua decantada Comissão de Carnaval mais uma vez não obteve notas 10 unânimes em enredo (conforme era esperado). Isso acarretou na perda da tradicional unanimidade de notas 10 em samba-enredo, assim como em comissão de frente, agravado por não ter obtido sequer uma nota 10 válida em alegorias e adereços.

Unidos de Vila Isabel a agremiação azul e branco cujo símbolo é uma coroa foi outra que me surpreendeu ao repetir a 4ª colocação de 2009. Tradicionalmente intermediária, a agremiação caiu nas graças da mídia e dos jurados em função da justa homenagem aos 100 anos do compositor Noel Rosa. Tanto que a agremiação acabou agraciada com notas 10 unânimes apenas em samba-enredo, com as quais não concordo; pela forma da letra do belo e erudito samba de apenas um e quilométrico refrão.          

Acadêmicos do Salgueiro a agremiação auto-intitulada ‘Academia do Samba’ que tem como cores o vermelho e o branco e como símbolo instrumentos de percussão, quando se sagrou campeã em 2009 com o belo enredo “Tambor” não obteve notas 10 unânimes no quesito. Mas sim no não tão-belo samba-enredo. Imagina se com enredo e samba-enredo não tão belos quanto os de 2009, em 2010 nesses quesitos era previsível que não fosse ter notas 10 unânimes. Isso ficou claro durante o desfile, pela decepção da torcida salgueirense.

Estação Primeira de Mangueira a agremiação auto-intitulada “A maior e mais querida do Planeta’ que tem como cores verde-rosa e como símbolo um surdo coroado, acabou repetindo a 6ª colocação de 2009. Isso decepcionou a quase totalidade de suas fanáticas diretoria e torcida inclusa a da mídia que se iludiram ao crer que se tornariam campeãs em 2010. Era previsível que o enredo não apenas deixasse de ser o único a ter notas 10 unânimes como em 2009; e também sequer viesse a obter uma nota 10. As notas 10 unânimes em samba-enredo e bateria com as quais não concordo atribuo-as ao tradicional protecionismo verde-rosa entre os jurados-torcedores da LIESA.

Mocidade Independente de Padre Miguel a agremiação verde-branco da Vila Vintém surpreendentemente fez um ótimo desfile, a despeito de não ter obtido nenhuma nota 10 unânime nos 10 quesitos em julgamento. A agremiação fez um desfile que evoluiu compacta e harmoniosamente, levado pela bateria, o bom samba-enredo e os gogós dos intérpretes David do Pandeiro e Nêgo.

Imperatriz a verde-branco da Leopoldina que tem como símbolo uma coroa parece que a partir de 2006 assumiu ser uma agremiação intermediária, pois, em 2009, por exemplo, foi a 7ª colocada. Em 2010, o enredo “Brasil de todos os deuses” estendeu-se indevidamente à religiosidade mundial, a despeito do samba-enredo ter sido o melhor do ano e a bateria ter dado um show ainda mais magnífico que o de 2009.

Portela a agremiação azul e branco dos bairros Oswaldo Cruz e Madureira auto-intitulada ‘A Majestade do Samba’ que tem como símbolo uma águia, decepcionou. Afinal vinha em ascensão, foi 4ª em 2008 e 3ª colocada em 2009. O enredo que pretendeu mesclar o tradicional e a modernidade malogrou. A agremiação não obteve nota 10 unânime alguma entre os 10 quesitos em julgamento.

Porto da Pedra a agremiação vermelho-branco de São Gonçalo que tem como símbolo um tigre ao repetir 10ª colocação obtida em 2009 dá mostras de que se encontra patinando perigosamente nas últimas colocações desde 2006. Aliás, era ela e não a co-irmã niteroiense quem corria o risco do rebaixamento.

União da Ilha
a agremiação tricolor da Ilha do Governador que tem como símbolos uma águia, uma lira e um cavalo-marinho, não repetiu o sobe-e-desce das co-irmãs dos anos anteriores ao ficar na 11ª colocação, escapando de retornar ao Grupo de Acesso.  O ônus acabou surpreendentemente ficando com a co-irmã niteroiense.

Viradouro
a agremiação vermelho-branco de Niterói que tem como símbolo duas mãos se cumprimentando sob uma coroa, inesperadamente acabou amargando a última (12ª colocação) sendo rebaixada. Isso não era esperado, pois, tinha sido a 8ª colocada em 2009, além do que o bom enredo 2010 “México, o paraíso das cores sob o signo do sol” valeu um rico patrocínio à agremiação.      

*jornalista – enquanto amante de Carnaval, sambas-enredo e das agremiações é torcedor da Portela.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS