Pai: o nosso primeiro mestre e herói

A figura paterna possui um enorme significado na vida dos filhos, pois no imaginário dos mesmos, o Pai é o herói protetor que estará presente para lutar contra os obstáculos e os perigos da vida, bem como para compartilhar os momentos de alegria. 

Os pais logo cedo nos ensinam sobre a importância de aprender com as  experiências vitoriosas do passado e a importância de fazermos as adaptações necessárias aos dias atuais. Eles  são os nossos primeiros mentores e educadores para a vida.

Abaixo relacionamos algumas sugestões para os pais e os seus filhos, com ênfase no mercado de trabalho e a escolha da profissão. Sugerimos que avaliem as idéias e façam as modificações necessárias:

√ Estejam sempre receptivos ao diálogo e à comunicação, pois estes são imprescindíveis ao aprendizado recíproco e constante. Estamos vivendo uma era de excessivos meios de comunicação e poucos diálogos, principalmente na família e no ambiente de trabalho.

 √ Os pais devem estar receptivos a aprenderem com os filhos. Eles podem e devem ser também os mentores de seus pais. Com as novas tecnologias da informação, pais aprendem com filhos, avós com netos, tios com sobrinhos e vice-versa.

√ Os filhos devem aprender com as experiências profissionais e pessoais dos seus pais e fazer as adaptações necessárias. Quase todas as histórias de sucesso e de fracasso já foram vividas por alguém. O que muda são os nomes das pessoas, o lugar e a época. 

√ Ao escolher a profissão o filho deve ouvir as sugestões do pai. Entretanto, a decisão é pessoal e não deve ser feita para agradar ao pai. Conheça como vivem e trabalham os profissionais que você admira. O senso de observação, pesquisas, testes vocacionais podem contribuir para uma ótima escolha. 

√ Em conjunto com o seu pai, crie a escolinha do lar, onde todos os familiares possam aprender juntos e constantemente. Estimule e auxilie o seu pai a voltar a estudar. Novos conhecimentos  proporcionam habilidades e competências, melhoram a auto-estima e rejuvenescem a alma.

Finalizando, desejo fazer uma homenagem aos meus queridos pais – Zuzú do Cinema e  a Professora Edilce Prates, que até hoje (e para sempre) continuam sendo os meus heróis e mentores profissionais, graças à sabedoria, humildade e solidariedade que possuem.

 

* Carlos Prates é professor, escritor e consultor empresarial. Articulista do blog Empregos, no portal iBahia.com. Autor dos livros: Como Conquistar o Emprego e Planejar a Carreira Profissional; O Educador do Século XXI.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS