2.Se do vulcão saem lavas, o que sairá de um coração odioso? Pense bem antes de pensar mal. O ódio é como a impureza no oxigênio. Ao entrar no corpo debilita-o, enfraquece-o e o leva à morte.
3.Analise bem a postura das pessoas que lhe apresentam propostas mirabolantes. Para os loucos, o que eles falam e fazem são atitudes plenamente normais.
4.Acenda as luzes do otimismo, ligue as setas do entusiasmo e dirija seu corpo em segurança pelas amplas estradas da vida, rumo a um destino de paz, realizações e felicidade.
5.Não tema realizar tarefas difíceis. Além de mais valorizadas, elas aprimoram o intelecto.
6.Evite enaltecer uma pessoa antes dela revelar o que pensa, para depois não ter que retificar o que disse.
7.Você anda cabisbaixo, desiludido com o futuro? Erga a cabeça, desperte suas ilusões e faça-as realidade: o lugar é aqui e o momento é agora. Ponha as mãos para operar e realize. E, dentre as obras no mundo que mais espelharem sucesso, que o autor seja você!
8.Se você tombou na lona, mas ainda tem forças e não se sente um derrotado, faça como Fênix: renasça das cinzas. Ponha-se em pé e continue a luta pela vitória; a vida continua e sempre lhe dará uma nova chance!
9.Aplique as lições dos mestres com dedicação e inteligência. Sucesso escolar não garante sucesso profissional se você não realizar na prática o que aprendeu na teoria.
10.Paciência não é lentidão, assim como agilidade não é pressa. Equalize essas duas vertentes. Exigir bom trabalho, às pressas, é matéria e energia gastas inutilmente.
11.Extraia da vitória dos outros lições para você vencer; e do fracasso, lições para você não fracassar.
12.Tenha o pensamento em elevação: ‘Eu vou conseguir, eu sou capaz’. Veja somente pétalas e não espinhos pelo caminho que seguir. Mentalize que a luta é apenas um detalhe para atingir seu grande objetivo: a vitória.
13.Respeite a ordem das coisas. Se chegar por último não sai atropelando para chegar primeiro. Resigne-se e espere sua vez, o tempo passa igual para todos. Não seja daqueles que querem levar vantagem em tudo!
14-A ideia de semear o mal é algo que não deve permear a mente humana. Deve, isto sim, ser refutada como um vírus letal. Aquele que lança o mal sem saber a quem, pelo mal será acometido sem saber de onde veio.
15.Inspire-se em lideranças que realizam grandes feitos para a humanidade, e não em líderes que só realizam para si próprios.
16.Cuidado com atos de loucura, não deixe a emoção vencer a razão. Ela deixa-o nas trevas, irascível, e aí é um passo para desatinos. Tenha tranqüilidade, coração domado. O homem tranqüilo é como uma gema preciosa: brilha para qualquer lado que gire.
17.Faça como os grandes nomes da história que não desistiram frente às derrotas. Ao contrário, persistiram e fizeram delas os degraus para alcançar a vitória.
18.Não se constrói um mundo bom somente tendo boas propostas. Há que ter o ímpeto para as boas ações. Quando o número de boas propostas for igual às de boas ações, por certo teremos um mundo perfeito.
19.Em caso de erro, não chame o executor aos gritos nem o ofenda em público. Chame-o reservadamente e não use a palavra pelo poder, mas, o poder da palavra.
20.Se no seu dia a dia você se deixa levar pelas ‘baladas’ eternas, mude de atitude. A vida tem planos melhores para você. Seja como um leão na selva, um líder. Se você fraquejar será subjugado e perderá a altivez. Medite que você deve construir-se para liderar e jamais ser liderado!
Inácio Dantas
(do livro ® “300 Sugestões para você se relacionar melhor”)