O FENÔMENO LIGA DOS CAMPEÕES

Quando o volante Diarra entra em campo para defender O Real Madri, Mali, país africano, deve se reunir para torcer pelo seu representante. Park, do Manchester, atrai os olhos puxados de toda a Coréia do Sul. Os marroquinos devem ter orgulho de El Zhar, atacante do Liverpool, o mexicano Franco fez aumentar a torcida pelo Villarreal, da Espanha, no México. O mundo todo “disputa” a Liga dos Campeões da Europa. Atualmente, nenhuma competição de clubes tem brilho mais intenso que a Liga. Como se não bastasse a tradição do torneio, que começou a ser disputado em 55/56, o grande número de jogadores, de diferentes países, contribui para que o mundo fique ligado em cada jogo disputado. A fase de classificação desta vez chamou a atenção pelo número de invictos. Roma, Liverpool, Atlético de Madri, Manchester United, Bayern e Juventus terminaram sem perder jogos. Ano passado apenas o Chelsea, Barcelona e Manchester não perderam. A Liga 2006/07 teve Bayern e Lyon como invictos na primeira etapa. Tal fato ilustra o nível intenso de competitividade das próximas oitavas de final.

HISTÓRIA EM CAMPO

Os confrontos da próxima fase são eliminatórios. Um jogo em casa e outro fora definem os oito que disputarão as quartas. Todos os jogos serão importantes, entretanto, não tem como diminuir o brilho de um Chelsea x Juventus. Lampard contra Del Piero. Inter x Manchester, ou, Ibrahimovic contra Cristiano Ronaldo. Duelos que eliminam favoritos.

LIVERPOOL X REAL

Dois dos maiores vencedores da competição também se encontram na fase de oitavas de final. Nove títulos de um lado e cinco de outro. A vantagem de jogar a última em casa é dos ingleses. Real e Liverpool são os papões do torneio. Um deles não segue na disputa. O grande goleiro campeão pelo Liverpool em 2005, Dudek, é reserva do Real. Arbeloa, atualmente “inglês”, começou no Real. Fernando Torres, astro do Liverpool, foi revelado pelo Atlético de Madri – rival do próximo adversário. O confronto mexe muito também com os treinadores. Os dois são espanhóis. Juande Ramos, técnico do Real, sabe tudo dos Reds. Ramos treinou por duas temporadas o Tottenham, da Inglaterra. Rafa Benitez, do Liverpool, começou sua vitoriosa carreira no Real Madri B.
A situação das duas equipes em seus respectivos torneios nacionais é bem diferente. Enquanto o Liverpool disputa a liderança, o Real vive momentos ruins no Espanhol. É certo que clássico é clássico, contudo, entendo que os ingleses passam adiante.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS