Numa melhor de três diante do que assistimos pós-eleições americanas (a nossa foi fichinha), a balança ainda não caiu. E se por hora gritamos na ponta do lápis que é ´´por mais`` certamente nada não será ´´por menos``. Fiquem tranqüilos. O Clube dos 20 está se esforçando. E como há muito tornaram o cachorro como melhor amigo do homem (sem que o pobre fiel tivesse a chance de conhecer a cor do dinheiro) por que não um mascote batizado carinhosamente de ´´Bin`` para a febre Barack Obama? O número UM do momento e da esfera global? E já que temos que redecorar a casa – Branca, claro – de repente um papagaio na porta entrada e modelitos discretos nas vestimentas mais discretas da senhora Obama, estilistas preencham apenas os quadradinhos das fichas, por favor. Como a época é de mudanças, vamos simplificar tudo. A ´´Obamania`` vai ser (conde)decorada em diversos idiomas – e mesmo para aqueles de língua presa lá do Planalto Central que por certo deverão fazer curso à distância. Diploma pronto não ajuda em nada.
E como havemos de dizer também (eu disse também!) que na vida tudo passa, os novos aprendizes vêem aí. E já que o ´´match point`` da vez todos sabemos de quem é, com toda essa euforia talvez Gepetto tenha que trabalhar dobrado em 2009. Por aqui nem é bom falar. Agora, quando 2010 chegar, bom, nada de terceiro mandato (dois está de bom tamanho) com ou sem o tal milagre do crescimento perto daquela história do ´´nunca, mas nunca visto antes neste país``, dobrar o número de funcionários nas costas do inventor do boneco que ao mentir cresce o nariz (leia-se o italiano Mario Collodi, 1881, entrando somente na tela da Walt Disney em 1937) isso vão ser outros quinhentos.
Em tempo! Como não deu a Sarah Palin no comando de vice do partido republicano dos E.U.A., a ex-miss Alaska recebeu proposta para estrelar cinema pornô com o marido pela bagatela de US$ 2 milhões e um carro para a diva andar na neve. Outros US$ 100 mil entram adicionais no bolso do seu cupido sem dever nada pro Leão. Para quem se recorda da Demi Moore contracenando com o Robert Redford em ´´Proposta Indecente``, como haveria de atentar o ´´homem do baú`` Silvio, topa ou não topa? Olha a crise – ´´and people`` – aí, minha gente! E antes que alguém venha me passar o sermão: ´´Mas será o Benedito!``, e óbvio que comigo aqui dando uma de Redford depois do apagão: ponho 3 mil na banca e não dou mais nem um tostão.
Celso Fernandes, jornalista, poeta e escritor, autor de ´´As duas faces de Laura``, ´´O Sedutor``, Sonho de Poeta`` (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente pela APACOS (Associação Paulista dos Colunistas Sociais) em São Paulo, jornais, revistas e sites relacionados às áreas.
Blog do colunista: http://modarougebatom.blog.terra.com.br