Que frutas bonitas, mas é um pecado elas terem química

.Quem nunca ouviu um comentário do tipo: “Nossa, como estas frutas estão bonitas, mas é uma pena que elas estejam cheias de química. A química dessas frutas pode até matar uma pessoa.”
Normalmente, o termo química assusta as pessoas, mas não pela complexidade que pode estar envolvida na ciência, mas sim pelo emprego errado da palavra química.
"Química" algumas vezes é empregado para fazer referências à coisas ruins, mas não é bem assim. As pessoas acreditam que a química está em produtos perigosos, tóxicos, venenosos e em drogas. Isso é verdade, pois ela está nestes compostos também. No entanto, não é somente aí que ela se encontra. É possível encontrar um bom bocado de química em produtos e objetos corriqueiros do nosso cotidiano, por exemplo: em uma folha de papel em branco, em uma maçã, em um copo de água, em uma escova de dente, em um creme dental, em um bife, em um copo de suco, em um pedaço de pano, no ar atmosférico, etc. 
Como já foi dito, a química está presente não só em agrotóxicos e fertilizantes utilizados para o cultivo de frutas de climas diferentes, mas também está envolvida na própria fruta.
Muitas pessoas conhecem a química como Ciência  e sabem da sua importância para a humanidade. É conhecido que a química é uma ciência que estuda diversos fenômenos e são alguns desses fenômenos que possibilitaram a existência e sobrevivência de seres vivos em nosso planeta. É também importante lembrar que a química estuda desde uma pequena molécula até um complexo organismo, tal como é o corpo humano.
Algumas pessoas dizem que detestam a química, mas por que será? Será que é por que conhece a ciência e realmente não gosta do que ela trata? Ou, será por que não conhece o conteúdo e aí fica fácil falar que não gosta de alguma coisa que não conhece? Esta última opção é uma boa justificativa que abrange muitas pessoas, uma vez que a maioria das pessoas não consegue aprender química durante o Ensino Médio e tomam a disciplina como chata e difícil.
Os fenômenos e transformações que a química estuda estão bastante presentes em nosso dia-a-dia. Um exemplo é quando o despertador toca e acordamos assustados, o que ocorre? Acordamos, abrimos os olhos e desligamos o despertador. Mas, de onde surge a energia para isso ocorrer? Geralmente, é necessário que pessoas se alimentem de uma determinada quantidade de alimento, pois será este, que através de reações químicas, se transformará em energia para possibilitar os movimentos, pensamentos e atitudes de uma pessoa. Outro exemplo é, quando estamos na frente de um computador. Mas, onde a química está? Bem, ela está presente nos chips do computador, no plástico e no vidro do monitor, no metal dos circuitos e gabinetes do CPU, etc. E quando não estamos fazendo nada, estamos simplesmente sentados, de olhos fechados e pensando em nada? Como dito, seu organismo estará trabalhando, transformando carboidratos e/ou gorduras em energia, pois sem alguns ATP's você não consegue nem mesmo ficar sentado, ou melhor, ficar vivo. Além da tarefa de respiração que é necessária a qualquer pessoa para se manter viva. (O gás inspirado é na verdade, uma mistura de gases, gás oxigênio, gás carbônico, gás nitrogênio, etc).
É importante perceber que química está em quase tudo que se pense, mas ela não é um objeto ou produto, mas sim, uma ciência que estuda transformações e fenômenos do nosso cotidiano, ou que nunca pensamos existirem.
Se uma pessoa disser: "Nossa, então eu estou perdido. É melhor eu ir para outro planeta, pois lá não haverá a química para me assombrar". Realmente lá possivelmente não haverá uma ciência chamada química, mas os fenômenos que ocorrerem lá, poderão ser estudados pela química sem a menor sombra de dúvida, que assim com a Física, possui leis universais, ou seja, que funcionam em qualquer lugar do Cosmos. Um outro fato é que para esta pessoa ir até este outro planeta, ela necessitará de um meio de transporte, que deverá ser constituído de algum metal, polímero ou cerâmica e que será necessário um combustível para tal proeza, pois senão ela não sairá nem mesmo de sua casa.
Sendo assim, pode-se perceber que a química está em quase tudo que se ver e até em muitas coisas que não podem ser vistas. E o grande desenvolvimento de diversas áreas é devido diretamente ou indiretamente à química como ciência. Esta ciência pode ajudar a construir um mundo melhor, como também pode auxiliar para o extermínio deste em que vivemos.
Armas químicas como Sarin, gás mostarda e VX, ou então, armas nucleares como bombas atômicas ou bombas de hidrogênio podem destruir tanto a população da Terra, como todo o planeta. É sabido que o armamento nuclear existente no mundo, atualmente, daria para destruí-lo diversas vezes. Como se isso fosse possível, pois depois da primeira destruição quem estaria aqui para destruí-lo as outras vezes?
A química como ciência tem grande responsabilidade sobre o mundo, como visto anteriormente. E é a partir da sua utilização que poderá sair soluções para problemas enfrentados por todos nós. A química interligada com a Biologia, com a Geologia, ou com a Física ganha cara nova e pode ser de grande ajuda para o meio ambiente, que está sendo cada vez mais valorizado.
Já o profissional de química é uma pessoa normal e deve ser considerada como tal, pois muitas vezes, você mesmo deve ter falado ou ouvido alguém comentar que um químico é um doido, um maluco. No entanto, ele é igual a um cozinheiro, um mágico, um matemático, um taxista, um engenheiro ou um médico, ou seja, ele é uma pessoa como outra qualquer.
A partir disso, pode-se tirar uma conclusão errada sobre a química, pois esta ciência não pode ser tratada e vista como a mais importante, como a ciência que explica quase tudo que vemos e não vemos. Mas, ela deve ser tratada como uma ferramenta para o entendimento e melhoria do mundo em que vivemos, assim como deve ser feito com outras ciências.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS