Águas de Lindóia: tranqüilidade e beleza no Circuito das Águas

A 200 km da capital paulista, desenhada entre as montanhas da Mantiqueira está a pacata estância hidromineral, conhecida pelas suas milagrosas águas, que no século XIX, atraiu tropeiros ao descobrirem incríveis poderes cicatrizantes das Águas Quentes como foi batizada Águas de Lindóia. A antiga "Thermas de Lyndóia" tem muita história e que encantam os turistas logo de início; entre elas a da visita da célebre Madame Curie que atestou o poder do rádio nas águas miraculosas descobertas pelo médico e cientista italiano Francisco Tozzi nos primórdios da década de 1910. Mas Águas de Lindóia está de “cara nova” em 2008, como percebeu várias revistas especializadas, depois de ter ganho os atrativos do turismo rural e de aventura.

http://www.jornalorebate.com/101/FOTO%201%20Amaury%20Jr.,%20Gilberto%20Amaral,%20Eron%20Alves%20de%20Oliveira,%20Clodovil%20e%20Moacir%20Benvenutti.jpg
Amaury Jr., Gilberto Amaral, Eron Alves de Oliveira, Clodovil e Moacir Benvenutti

Na divisa dos municípios de Lindóia e Águas de Lindóia, a pressão no ouvido já indica que estamos a mais de 900 metros acima do nível do mar. Terminada a subida, vemos a entrada da cidade marcada pela construção de um portal de estilo normando. A Estância é pequena, o passeio pode ser feito em apenas um dia, mas sua beleza natural e opções de hotéis e lazer tornam-se irrecusáveis o convite de uma pernoite ou quem sabe alguns dias pela cidade. Para fugir dos transtornos rotineiros dos grandes centros, o sossego da estância é propício para se restabelecer.

O passeio pode começar pelo Balneário Municipal (19 - 3824 1126), bebendo das milagrosas águas, mas vale uma ressalva, é bom ficar por ali mesmo até que o efeito diurético da água se manifeste. Outra opção do mesmo local são os banhos de imersão, de espuma e de choquinhos: o stangerbad (único da América Latina). Para quem gosta de nadar, vale a pena um mergulho no conjunto de piscinas abastecidas pelas águas da própria fonte. O termalismo, que significa terapia pela água, é visto em todo o mundo como uma forma saudável para alívio do stress, rejuvenescimento da pele e auxílio no tratamento de muitos desequilíbrios do organismo.

http://www.jornalorebate.com/101/FOTO%202%20Rob%20Tullii%20Moacir%20Benvenutti%20Chico%20Scarpa.jpg
Rob Tullii, Moacir Benvenutti e Chiquinho Scarpa (Fotos: Divulgação)

E uma opção prática, boa e barata de hospedagem indicamos o Hotel Shalom (19 - 3824 1035), cuja proprietária é a simpática sra. Ignêz Brolezzi, de uma família tradicional no ramo da hotelaria. Lembrando que a cidade tem a alcunha de ser chamada de “Segunda Maior Rede Hoteleira do Estado de São Paulo”, além de “Capital Thermal do Brasil”. Assim é a terra cujas águas minerais foram ate à Lua com a Missão Apolo 11 em 1969 e que continuam ótimas!

Dica: HOTEL SHALOM - São 44 apartamentos com TV parabólica, telefone com linha direta e frigobar, Sala de TV, Lavanderia, Restaurante para 150 lugares, Bar, Salão de jogos, Sala de Estar com piano, Estacionamento próprio, Serviço de traslado (para a rodoiária e/ou Balneário), Convênio com as piscinas do Balneário, Serviço de bar 24 horas. Ambiente familiar e aconchegante faz o hóspede sentir-se como se estivesse em sua casa! (HOTEL SHALOM - Rua Alagoas, 37 - Centro - Águas de Lindóia – SP). 

MOACIR BENVENUTTI: O homem do Jornalismo e do Turismo

http://www.jornalorebate.com/101/Foto%20AGUAS%20DE%20LINDOIA%201.jpg

Em junho de 2001, no Palácio Tiradentes do Rio de Janeiro (Assembléia Legislativa do Estado do RJ), fui rapidamente apresentado, pelo querido confrade Fernando Miranda Salgado, então presidente da “Ordem dos Jornalistas do Brasil”, na verdade, a antiga Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil", fundada em 28 de março de 1957, a um conhecido jornalista de Santa Catarina. Seu nome: Moacir Benvenutti, que na ocasião recebia uma das mais importantes condecorações da imprensa brasileira: a Comenda de Mérito Nacional Jornalístico (Decreto Federal número 2065 - instituído pela Presidência da República). Nosso contato foi rápido, superficial, mas o necessário para que eu afirmasse o quão era querido o jornalista a quem o Estado de Santa Catarina muito devia.

Os anos passaram e nosso contato só foi estabelecido somente em 2007, quando em Gravatal, no sul da bela e Santa Catarina, reencontrei Moacir já presidente da FEBRACOS – Federação Brasileira das Associações de Colunistas Sociais e da sucursal catarinense da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo, durante um encontro de classe, promovido pela Associação Catarinense de Colunistas Sociais. Falamos de amigos em comum e de nossos ideais frente ao jornalismo de turismo, o que tende a crescer no Brasil. Moacir é sereno, discreto, mas amigo. E um ótimo conselheiro!

http://www.jornalorebate.com/101/Foto%20AGUAS%20DE%20LINDOIA%202.jpg


Diversas vezes homenageado e premiado com destaque, como o colunista que mais contribuiu para as campanhas em prol de entidades filantrópicas no território catarinense. Atualmente é representante em Santa Catarina do Instituto Brasil Voluntário (com o título de "Embaixador"), entidade presidida pela empresária Milú Vilela, de São Paulo. Mas, foi em Milão dos anos setenta, onde Moacir iniciou sua carreira de jornalista, orientado por Daisy Benvenutti (diretora executiva da Bloch Editores no continente italiano). A brasileira Daisy fora casada com o saudoso escritor e dramaturgo Ruggero Jacobbi, diretor da RAI e do Teatro Scala de Milão, um dos precursores do Teatro Brasileiro de Comédia em nosso País.

Hoje ressalto que a ABRAJET está constituída por 22 seccionais espalhadas por todo o Brasil, reunindo mais de 150 profissionais que falam unicamente de turismo e de sua real importância para a economia do país. Informam ou opinam sobre o que está mal feito e o que está bem feito. Sobre os melhores caminhos a seguir para atingir as metas que nos levem à criação de mais trabalho e renda para o cidadão brasileiro. E são profissionais como Moacir Benvenutti, que dignificam o trade jornalístico e a classe. Para nós, é um prazer tê-lo atuante e amigo, sempre!


http://www.jornalorebate.com/101/Foto%20THIAGO%20de%20MENEZES.jpgThiago Menezes é jornalista pela PUC de Campinas (Medalha "Hipólito da Costa" - Patrono da Imprensa Brasileira, pela Ordem dos Jornalistas do Brasil em 2002), Técnico em Turismo e Hotelaria e Guia de Turismo credenciado pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro do Turismo (Órgão do Ministério da Industria, do Comércio e do Turismo. Presidente da “Ordem do Mérito do Turismo, da Hotelaria e da Gastronomia – FALASP” (www.falasp.com.br). Diretor do Conselho Municipal de Turismo de Itapira – CONTUR. Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS