Tributo ao professor e à natureza

Dia 4 de Outubro é o Dia da Natureza e o dia 5 é o Dia Mundial do Professor. Este dia em homenagem ao professor foi criado pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que esses profissionais tão importantes, talvez os mais importantes de todos, têm na sociedade e na instrução da população. Acho que as duas coisas têm muito a ver, pois o professor educa, transmite conhecimento para que nós, seres humanos, tenhamos senso de valor e responsabilidade, para que saibamos cuidar da Natureza, saibamos preservá-la para podermos ter uma perspectiva de futuro para nossos filhos e netos.

https://jornalorebate.com.br/19-10/mestre.jpg

Quero parabenizar os professores de todo o Brasil e de todo o mundo, principalmente aqueles abnegados, completamente dedicados ao magistério, como alguns que conheço e dos quais tenho orgulho de poder dizer que são meus amigos.

Então rendo minha humilde homenagem a esses profissionais, principalmente aqueles do primeiro grau, aqueles que ensinam a ler e a escrever nos primeiros anos da escola, pois eles dão a base que o cidadão vai precisar para sermos bem sucedidos no segundo grau, na universidade, na vida. Apesar dos donos do poder, que a cada dia comprometem mais a educação brasileira, fazendo modificações que só empobrecem o nosso sistema de ensino, além da falta de reconhecimento ao corpo docente da escola pública.

Que esses profissionais sejam reconhecidos, melhor qualificados e melhor remunerados, para que possam exercer com ampliltude a sua profissão, valorizando  a nossa educação que anda tão relegada a último plano pelos nossos governantes, que fazem questão de que o ensino público seja ruim, pois é mais fácil dominar um povo sem cultura.

E tanto ou mais do que a educação, a nossa Mãe Natureza também é desrespeitada. Nós, homens, envenenamos o ar, a água, a terra, tudo. Nosso meio ambiente é cada vez mais agredido e Mãe Natureza já se ressente disso, mostrando que não está nada contente: as catástrofes climáticas, em volta do mundo, dizem bem isso.

Então peço, nesta época de primavera, no auge da explosão da natureza, que nós, homens, seres humanos, nos conscientizemos de que tudo o que fizermos contra a natureza, ela nos devolverá. Não ficaremos impunes. Precisamos cuidar mais e melhor dela, para que ela possa nos legar um futuro.


Luiz Carlos Amorim é fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, com 39 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 32 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em http://lcamorim.blogspot.com
Editor de conteúdo do portal do Grupo Literário A ILHA, em http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS