1 - Ideias para agilizar e racionalizar produção/estoques (Kanban, “produção - puxada”, “Just in time” etc.)...
2 - Ideias para a produção de produtos ecologicamente corretos (O selo “verde”, a nova “febre” da demanda/consumo mundial).
3 - Ideias para novos procedimentos (planejamento tributário) para reduzir a carga de impostos dentro da lei (“Elisão Fiscal”, economia de impostos dentro das Leis.)...
4 - Ideias para substituir equipamentos obsoletos por modernos e ágeis (automação, robótica, nanotecnologia etc), reduzindo o manuseio humano e aumentando a eficiência produtiva.
5 - Ideias de gestão para inovar produtos (embalagens, designers, propaganda/marketing etc.), não só investindo dinheiro, mas também investindo em tecnologia e talentos.
6 - Ideias para a substituição de insumos (mudança de fornecedores?) por outros de menor custo e maior prazo de pagamentos, mantendo a mesma base instalada e qualidade do produto final.
7 - Ideias para prospectar novos potenciais compradores (poder de compra da população), nichos de mercado (alta concentração de renda e baixa oferta de bens; exportação), aumento do market - share...
8 - Ideias para minorar o desgaste humano e dos equipamentos e aumentar a relação utilização/vida útil dos ativos... (Pessoal capacitado na manipulação do ferramental/equipamentos com eficiente setor de manutenção e reposição de peças).
9 - Ideias para melhorar a qualidade da mão - de - obra gerando aumento da produtividade, reduzindo “rebarbas”, “sucatas”, horas - extras, adicional - noturno etc (treinamento e capacitação do pessoal da área produtiva e administrativa/financeira)
10 - Ideias para redução/economia/reutilização de água (água de reuso), energia elétrica (solar, eólica, gás metano, biogás ou gasolixo), combustível, mão - de - obra capacitada, material de consumo (uso racional), estocagem, aluguéis, seguros, juros financeiros etc...
Inácio Dantas
Do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do Líder” – www.agbooks.com.br