Com 80% abaixo do normal, os estoques de sangue do Hemorio começam a preocupar médicos e profissionais de saúde. Mesmo com a campanha "Semana do Doador Voluntário" em andamento, as reservas de sangue do instituto não são suficientes para abastecer a cidade. No último fim de semana, foi possível verificar a dimensão do problema, quando chegou a faltar sangue dos tipos O positivo e O negativo.
Atualmente, menos de 2% da população doa sangue no Brasil. Número esse considerado muito abaixo do esperado pelos profissionais da saúde. A campanha Semana do Doador Voluntário tem como objetivo aumentar esse número de doadores em todo o país, principalmente esta época do ano. A diretora do Hemorio, Clarice Lobo, alerta para o quadro preocupante. "Estamos na semana do doador e usamos essa época para abastecer nossos estoques para o Natal e fim de ano. Com o estoque do jeito que está, os números não serão suficientes para abastecer as cidades nessas datas”.
O Hemorio abastece 150 unidades públicas de saúde em todo o estado, incluindo os hospitais da Baixada, emergências e maternidades.
Para quem puder ajudar, as coletas são feitas diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Qualquer indivíduo entre 18 e 65 anos, com mais de 50 quilos, pode doar sangue.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro da Cidade.
Maiores dúvidas entrem em contato através do Disque-Sangue 0800- 282-0708 ou pelo site do instituto www.hemorio.rj.gov.br