Opiniões sobre os seus negócios: seja, você, o mentor.

Acaso você decide suas escolhas e esquematiza seus negócios baseado na opinião dos outros? Cuidado. O que é bom para eles nem sempre é bom para você...

https://jornalorebate.com.br/19-06/opiniao1.jpg

Seja o mentor de si mesmo. Tenha as diretrizes do seu presente e futuro definidas e conduza a nau dos seus projetos com leme próprio. Veleje com a sua bússola, não fique à mercê das opiniões alheias.

No brasão paulistano há a frase em latim “Non ducor duco”, que significa “não sou conduzido, conduzo”. Logo, a filosofia é: decida seu destino por si mesmo. “Ah, mas eu quero ouvir a opinião de fulano...”. E se ele for contrário? Você vai desistir, ficar refém das suas vontades, manipulado por interesses alheios? Reflita. Opiniões dos outros podem ser boas para eles e não necessariamente para você. Elas podem modificar e descaracterizar forma e conteúdo dos seus negócios.

Tenha voz própria. Não seja uma caixa de ressonância, respondendo “sim”, “ok”, “não pensei nisso”, farei assim mesmo...” e coisas do gênero. Sua opinião é sua primeira pele. Cumpre a você esculpi-la com capricho, dar um contorno dourado, estudar os pormenores e implementá-la.

Tenha opinião firme, inequívoca, bem estruturada. Opinião para o estudo, para formar-se numa profissão rentável e que o complete intimamente. Tenha opinião sobre temas do cotidiano, mesmo polêmicos, seja futebol, política, economia, artes... Tenha opinião firme para mudar, dentro de uma empresa, pessoas, máquinas e refazer rotinas ineficientes. Tenha opinião até mesmo para mudar e melhorar a si próprio. Enfim, você não deve ser conduzido, e sim ser o condutor.

Cada um de nós tem uma porta a abrir, uma luz a acender, uma montanha a escalar. Essa é a nossa trajetória para chegar a um ponto futuro. E esse ponto é um porto seguro onde, um dia no porvir, repousaremos o corpo velho e cansado.

Portanto, hoje, o que você decidir tem de ser algo de foro íntimo, objetivos claros, fieis ao seu estilo de ser, pensar e viver. Você deve fazer o que sonha e não o que os outros sonham para você. Pense nisso!


Inácio Dantas
https://clubedeautores.com.br/livro/licoes-para-o-autoaperfeicoamento-profissional#.XOFTUMhKjIU

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS