O drama da solidão

Há filmes que maravilham por erguerem perguntas sobre o significado da vida. Isso pode ser feito de maneira complexa, com horas de duração e complexos personagens ou por meio de um curta metragem, numa história aparentemente simples. A segunda vertente é a do filme húngaro ‘Chuchotage’ (‘Cochicho’).

https://jornalorebate.com.br/19-03/cochico.jpg

Durante um evento empresarial em Praga, dois intérpretes simultâneos, em sua cabine, sabem que traduzem as palestras do húngaro para o inglês apara um ouvinte, sem saber sexo ou aparência. Começa então um jogo entre os dois para descobrir quem é e como encantar essa pessoa.

Premiado, elogiado e indicado para o Oscar 2019, o curta nos entrega muito mais do que parece oferecer num primeiro momento. A disputa verbal entre os dois profissionais para conquistar a atenção de seu único ouvinte revela muito das capacidades e incapacidades humanas de lidar com aceitações e rejeições.

O curta traz à tona uma questão tão essencial quanto esquecida: a solidão. Ela vem da carência de verdade nas relações humanas. Vem ainda dos discursos falsos daqueles que pregam o amor entre as pessoas quando, na verdade, pensam apenas em si mesmos. ‘Cochicho’ não traz muita esperança, mas resgata o valor do encantamento das palavras.   

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia
Visitantes desde fevereiro de 2006:
31566883

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS