1-Sim, com certeza você é tarimbado no que faz. Entretanto, só por garantia, antes de operar um trabalho complexo muna-se de um manual, apostila, planta, croquis...
2-Se você der uma ordem com medo, hesitação ou desconhecimento, é acabar de falar e ela será ignorada...
3-A doação pela bondade, pela compreensão, pela aceitação das fragilidades humanas, aliada ao comando eficiente, faz do líder um ser que extrapola o profissional e invade o honorável.
4-Líder deve ficar de olho-vivo com os recém-formados: excesso de teoria, escassez de prática...
5-Empregado altamente capaz é aquele que entende o serviço por explicações, antes mesmo de ver o que é.
6-Líder que teme trabalhos errados não tem coragem de dar ordens a ninguém.
7-A coroa real de todo líder é a experiência, a solicitude, a humildade, o respeito e a consideração com os seus liderados.
8-Líder deve, com humildade, usar seus conhecimentos, experiência e intelectualidade. Aquele que se julga super-homem não tarda e cai por terra derrotado pela criptonita do orgulho!
9-O poder sem o conhecimento é vão. É fundamental, ao mandar fazer, saber como, quando e o que é para ser feito.
10-Ao elogiar um “peão” por um trabalho benfeito, cuidado para não “encher a bola” dele em demasia. De repente ele pode achar-se o “tal” e pleitear o “impleiteável”...
11-Terno bem cortado, fina gravata, sapato envernizado nem sempre veste um executivo capaz. E, muitas vezes, uma capa suja de graxa veste um gênio!
12-Ao advertir um subalterno equilibre o peso das palavras com o peso dos erros. Líder que exagera na bronca enfraquece a razão.
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Insights para Motivar a Liderança” – www.amazon.com.br