O resultado das eleições com um forte apelo conservador nos resultados, nos mostraram uma cabisbaixa realidade. Li que o brasileiro é "conservador" e que também esta satisfeito com muito do que conseguiu, sobretudo os nordestinos, li uns ataques absurdos e gratuitos aos nordestinos por não votarem em quem o sudeste ordena.Aí vi as emissoras fazendo campanha descarada, e militares falando asneiras sobre soviets no Brasil. São os reacionários vibrando e mandando ver com textos e mais textos ..
Na verdade os que me parecem mais conservadores sãos alguns lideres e maioria de formadores de opinião, que estão entre a gente do povo, ali acessíveis, nas periferias, nos leitos dos hospitais, nas igrejas. Estes os agentes o Lúmpen que serve a classe dominnante recebendo seus pequenos favores para disseminar as teorias de que o fascismo seguramente não denominado assim mas na pratica diária exercido a solução dos impasses resultantes do desconhecimento da falta de consciencia de classe e um momento economico psicologico á deriva . Outro grupo influenciado são os jovens, alguns filhos de trabalhadores que escutam os colegas reacionarios porque vindos de grupos elitizados nas universidades ou seus empregadores abastados que não veem passivamente os rumos que um governo inclusivo e descentralizador , no Brasil os portará . Sim, os grupos de direita tem um discurso mais fácil, a esquerda é muito dificil, precisa perfeccionista ao lidar conosco, povo,certos pensadores criam abismos de orgulho distâncias e caem no erro de não distribuir conhecimento ... muito se necessita ... os direitistas utilizam discursos genéricos que se misturam melhor a população com bordões e repetições que a esquerda nao faz ... aliás faltou muita explicação entre os jovens que nao viveram os governos anteriores e imersos nos seus cursos tecnicos , faculdades trabalho q agora desfrutam a todo vapor nem concebem o passado q muitos de noós viveram...
É muito dificil assim em cima da hora e explicar anos de um melhor governo como o PT totalmente imbuído da tarefa de criar cidadania através do Estado q ingenuamente acreditou q a população perceberia apenas testemunhando e usufruindo dos projetos sociais ... mas faltou escola e quando digo escola falo de tomar de assalto a educação por todo lado um programa consciente desde a idade mais tenra , explicando e dando carga nas ciencias humanas .
Está faltando isso entre Lei Econômica dos Meios ... voto para o Judiciario , imposto sobre grandes fortunas a reforma tributária e reforma politica .
Não sei se o povo brasileiro é tão conservador quanto se quer fazer crer , mais do que religioso ... repetindo acho que este último atributo tem feito os brasileiros se deixarem encantar pela serpente do conservadorismo e da intolerância ... sao os CERTOS líderes religiosos que o sao ... e aquela GENTE Q SE APROXIMA DELES, do povo, com discurso facil, simplista muita gente como crianças q mecanicamente levam o doce sem questionar , isso envolve a facilidade da linguagem . Alguns flertam com o fascismo sem perceber que seja tanto que falta teoria politica básica, pois aí vai : fascismo é a doutrina e a prática política estadista e coletivista que se opõe a todos aos socialismos e democracias e posturas liberais tendo o reacionarismo no seu âmago .
Um historiador conservador italiano Renzo de Felice com o qual discordo em diversos conteúdos por motivos obvios é a teórica q dá lastro histórico filosófico a maioria dos discursos q escuto atualmente o de Felice nos deu uma profunda visão do fascismo e seu desenvolvimento/ processo básico, como desenvolve-lo do ponto da direita e é constantemente repetido em palavras diversas por muitos de nossos vizinhos de casa sem que saibam, sobretudo ao acreditarem que uma mudança e renovação se dá como" revolução " em vez de retrocesso e reação , e vindo de qualquer lado acredito em última análise que ler de Felice é utilissimo para a esquerda.
Luigi Salvatorelli
Renzo de Felice
De Felice se utiliza do pensamento de Luigi Salvatorelli http://en.wikipedia.org/wiki/Luigi_Salvatorelli que apregoa ser os fascismo uma açao e ou reação da burguesia diante da crise ecônomica em choque com as mudanças revolucionárias provicadas pela classe proletária seria assim uma revolução reacionária . De Felice vai além e porta dentro da história italiana do século 20 a prrática do pensamento de Salvatorelli na biografia de Mussolini ue provocou uma reflexão da sociedade italiana e ainda vendo o fascismo como "revolução de direita" destinada a tranformar o homem novo e o estado novo .
Antonio Gramsci
Houve uma serie intensa de reações, um embate publico entre Norberto bobbio e Renzo de Felice e ainda outros pensadores através dos meios de comunicação. Em uma época na necessidade de suplantar o passado fascista italiano e explicá-lo com Norberto Bobbio http://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Bobbio este se volta a idéia de Antonio Gramsci http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci (O fascismo, como a classe de trabalho para o imobilizar, faz parte da tradicional política das classes dominantes italianos, e da luta da classe trabalhadora contra o capitalismo ")
em linhas gerais, de que o fascismo é contrarevolucionário a reação diante de avanços e nese sentido muitos avanços foram trazidos aos trabalahadores na ultima decada no Brasil Gramsci preconizava que o fascismo é uma controrevolução Bobbio pos um fim a discussão contradizendo de Felice e resumindo o conceito muito claro :
"Não , O fascismo não foi uma revolução, mas uma contra-revolução, que teve alguns aspectos externos da revolução, a violência, o desafio legalidade, a intolerância, o espírito de intolerância, sectarismo, sem ter significado histórico, de fato, revelando um movimento profundamente, como foi dito e
comprovado no catástrofico final , uma anti-história."
Norberto Bobbio
Renzo de Felice divide o fascismo em enquanto Gramsci o coloca como reação armada por definição De Felice nos mostra um primeiro movimento claro que não necessariamente termina dessa forma ou daquela forma mas um comportamento psicosocial . Ele o coloca 2 fenômenos : o momento e o regime , no primeiro que pode ser precursor do outro :o momento fascista é o que vemos muitas vezes aqui manifestações que parecem indefinidas e delas temos q despertar velozmente ... De Felice ao explicar num viés de direita ao explicar processo , mecanismo é uma leitura excepcional para nós . Seria o que estamos vendo ao redor o primeiro momento descrito por De Felice da "reação" ?
Segundo ainda essa aproximação do fascismo pelo cidadão comum e que segundo de Felice´´e possivel ser antifascista e nao democrático esse é o mesmo raciocínio que porta as" minorias "( que pra mim são as maioris mulheres gays e os biotipos oprimodos ) defender o racismo sem saber muitas vezes o q defendem contra si mesmos ... meios de comunicação com testes tipo " Politicometro" prpagandeado por revista conservadora afastava a politica do comportamento pessoal .. como se isso fosse possivel ... essa uma tática indutiva , muito usada por quem nunca se declara fascista mas o é (caso de Renzo de Felice ) mas gostaria de reafirmar :nunca sera possivel ser fascista e democrático ...
Mas o fascismo não pode ser visto como revolucionário por seu caráter alienante ja que as massas não se representam mas um projeto de manutenção do sistema , uma maioria manipulada que não conhece seu lugar e seu momento como também a força que detém.
Um aspecto interessante é o reaparecimento em todas as eleições dos militares da e seus simpatizantes, acho que no afã de se sentirem vivos ainda... se manifestam e manifestos dramáticos , fascistas. O fascismo tem esse caráter dramaticista .. em vez de estarem em grande numero respondendo a processo os radicais de direita estao dando orientações por aí E ora , ora opiniões embasadas nos seus sonhos mais loucos da noite anterior ... claramente os velhinhos nao dormem bem ... devem ter muitos pesadelos com o passado q tem... todas as eleições temos q tolerarmos isso ... os intolerantes ...
Então temos o candidato Aécio como resultado o já clássico embate, tradicional confronto, mas no contexto q vimos qualquer q fosse o candidato enfrentado pelo PT seria polarizado. O Aécio , uma criatura contraditória com um passado incidioso, caráter repressor,(vide processos de censura da Google, Twitter e jornalistas mineiros . Avesso as as ações que e leis que não o distinguem o um homem de fachada da direita que emgloba as mais várias tendencias fascistas e a deriva ou alugadas de gente que fora e dentro do pais especula com a vida dos brasileiros. O candidato nos porta ao que sempre vimos uma semente sem nunca vivermos tão plenamante o reconhecimento da influencia estadunidense entre nós , a polarização , a intolerancia , racismo e fascismo cotidianos todos saidos de detras das cortinas ate entre apresentadora mau carater e dissimulada da gnews . a discussão do Brasil é essa é isso que temos que eslarecer e esclarecer que isso esta nos bastidores do Aécio um nhomeme que não é aprovado nem no estado onde nasceu e govrnou .. um homem com muitas questões a explicar sobre uso do dinheiro publico no seu estado .
A coisa mais importante a constatar ser sobre o mantenimento das politicas acertadas desse governo atual entre elas o discurso de tornar as universidades públicas privadas como já se vê dnesa estrada USP entregue a administrção PSDB. Programa de dmissões e cobranças no discurso dos partidários pensadors de aécio , afastar os mais pobres sem tradiçãõ familiar universitária da do ensino superior através de um enfraquecimento a médio prazo dos programas de bolsas como PRONATEC, sabemos que cotas são um assunto que incomoda muito a cúpula do partido de aécio tb e e e educação básica gratuita é a meta mas a universidade para todos nao ... afinal os peões do trabalho escravo e o tipo que interessa a convênios como a Alca e ou Nafta precisam ter escolaridade apenas suficiente pra ler manuais e bulas. Isso tem um viés bem fascista. veja aqui
Isso é só um desabafo mas deste espero o começo de uma nova era de mudanças apesar desse Congresso "entortatado" à direita que vimos ser eleito agora com um sem numero de ricos .... estudar medidas urgentes para parar um democracia que ameaça a si mesma e um cidadão que se contradiz enquanto humanao é a condição pra Brasil continuar preservando sua identidade e o bem estar do seu povo antes que ele cante arrependido : eu era feliz e nao sabia .... mesmo um conservador que finito num exílio reconheça que tudo se tornou muito mais conservador que ele .
Camille Helena Claudel é historiadoraPaiol de Pólvora
Vinicius de Moraes
Estamos trancados no paiol de pólvora
Paralisados no paiol de pólvora
Olhos vedados no paiol de pólvora
Dentes cerrados no paiol de pólvora
Só tem entrada no paiol de pólvora
Ninguém diz nada no paiol de pólvora
Ninguém se encara no paiol de pólvora
Só se enche a cara no paiol de pólvora
Mulher e homem no paiol de pólvora
Ninguém tem nome no paiol de pólvora
O azar é sorte no paiol de pólvora
A vida é morte no paiol de pólvora
São tudo flores no paiol de pólvora
TV a cores no paiol de pólvora
Tomem lugares no paiol de pólvora
Vai pelos ares o paiol de pólvora
http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/86828/
http://www.youtube.com/watch?v=akbJ9XGMM2w