No último dia 20 deste mês estreiou na capital carioca a nona edição do Festival do Rio 2007. O evento que conta com a exibição de 300 filmes, entre eles 34 longas e 24 curtas, teve como sessão de abertura, o polêmico filme de José Padilha, Tropa de Elite. A competição pelo troféu Redentor deste ano fica por conta de 19 produções nacionais, que competirão nas categorias: Melhor Ator e Melhor Direção, Melhor Curta-Metragem, Prêmio Especial do Júri e Melhor Curta Voto Popular.
O prestigiado evento cinematográfico conta ainda com grandes e elogiados filmes internacionais como o vencedor da Palma de Ouro, 4 meses, 3 semanas e 2 dias, o novo documentário de Michael Moore, S.O.S. Saúde e a cinebiografia do músico Bob Dylan, I’m Not There, entre outros. Já entre as produções nacionais, o tradicional Première Brasil se divide em submostras devido a sua diversidade: Competitiva, Hors-Concours, Retratos (desde 2000), mostra Novos Rumos e a mostra Mascote, criada especialmente para revelar jovens talentos.
A mostra de 2007 pode ser conferida em diversos cinemas, lonas culturais e praias do Rio de Janeiro entre os dias 20 de setembro e 4 de outubro. Os ingressos podem ser adquiridos através da central de ingressos, no Cinema Espaço Unibanco; nas bilheterias dos cinemas ou pela internet através do site www.ingresso.com. O preço pode variar de R$ 2 a R$ 17 em diversos locais da cidade, além das sessões gratuitas nas Lonas Culturais e na Praia de Copacabana.
Para mais informações sobre os filmes e horários de exibição, consulte o site www.festivaldorio.com.br.
MARIANA BARRETO
Nascida em São Paulo no ano de 1983, é Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá.
Atuante no estado do Rio de Janeiro, já participou de projetos estudantis em rádio universitária como voluntária, possui também experiência na área de edição de textos e imagens.
e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Mariana Barreto
- Colaboradores do Rebate