E na vida não temos garantias, por mais que isso seja um grande desejo de todos. Numa fração de segundos tudo pode acontecer, acabar ou começar.
Algumas coisas são tão distantes da nossa realidade que só percebemos o quão real elas são quando acontece conosco ou com alguém que amamos muito.
E de repente, o destino resolveu brincar e foi assim que recebi a notícia que uma pessoa da minha família que eu amo muito está com câncer de mama... Realmente no primeiro momento fiquei muito abalada, afinal, ver alguém que eu amo, amamentando meu sobrinho de apenas um ano recebendo uma notícia dessas foi um choque!!!
Nos primeiros momentos, existe a revolta, sim, eu fiquei revoltada ao receber essa notícia... Depois fiquei triste, me sentindo incapaz, querendo por um momento ter o poder de trocar de lugar com ela, para poupá-la disso, poupar meus sobrinhos, enfim, mas eu não tenho esse poder. Só Deus determina isso e seja feita a vossa vontade.
Depois que a ficha cai, depois que os sentimentos se acalmam, percebemos que a única coisa a fazer é ter fé que tudo vai acabar bem.
Não consigo imaginar como eu me sentiria se fosse comigo, mas a minha admiração por ela, que já era muita, ultrapassou todas as barreiras e fronteiras... Estou vivenciando um exemplo de força de vontade, de garra e percebendo como podemos ser fortes ao ponto de vencermos qualquer imprevisto que a vida nos obriga passar.
O que é um câncer de mama, o que são sessões semanais de químico perto da coragem e da vontade de viver que uma pessoa tem?
Dizem que o que está na mente vai para o corpo, realmente o psicológico é a cura de tudo ou o grande estrago de uma pessoa. O que quero deixar aqui como mensagem é que podemos passar por qualquer mau momento na vida, mas podemos ultrapassá-lo com leveza se acreditarmos e termos fé.
Ouvir de uma pessoa que está nessa situação: ‘’Isso está acontecendo comigo, é um fato e não posso muda e tenho dois caminhos a seguir, posso ficar revoltada, triste e me deixar vencer pelo câncer ou posso simplesmente aceitar, entender e continuar firme e forte e vencê-lo. Eu escolhi viver esse momento em paz, sem me lamentar. ’’
E então vejo nos olhos dela um brilho maior de vida. Pode parecer irônico, mas a força que ela descobriu dentro de si está transbordando diante dos olhos de todos diariamente... Eu não a vejo abalada, ao contrário, ela está vivendo seus dias normalmente, assumindo sua condição sem medo de vencer. Está fazendo esse câncer se tornar pequeno, apenas um mero detalhe com a certeza que será passageiro.
E com certeza ensinando a todos que estão ao seu lado nesse momento como levantar a cabeça, sacudir a poeira e seguir em frente... Um exemplo de superação.
Seus olhos enxergam tão positivamente a vida que ela está conseguindo tirar o melhor até desse momento que podemos dizer ser um ‘’mau momento’’.
Nessas horas que percebemos a qualidade das pessoas que nos cercam, e ela está feliz por observar o amor que todos sentem por ela... Todos querendo ajudar, querendo estar presente, querendo de alguma forma ser necessários e úteis a ela. E desse fato consumado em sua vida, ela percebeu com alegria quantos amigos ela tem por perto, como sua família a ama e como ela é, acima de tudo, uma fortaleza.
Sabe aquela frase ‘’A dor existe, o sofrimento é opcional’’, exatamente assim!
Pois é, manter o bom humor é a fonte da cura... E assim a vida segue!
PS: Ela descobriu a página da jornalista Flávia Flores no Facebook e tem ajudado bastante com conselhos e boas dicas. Então indico aqui para quem precisar também:
Quimioterapia & Beleza https://www.facebook.com/QuimioterapiaEBeleza por Flávia Flores
Achei isso muito interessante e estou compartilhando:
MANUAL PARA QUEM DESCOBRE QUE ESTA COM CÂNCER (By Flávia Flores)
Nem somos tão poucos assim. Primeira lição: Não é privilégio só seu!
1) Não aconteceu só com você. Para 2030 se esperam 27 milhões de pessoas, gente pra caramba.
2) Desespere-se. Chore, grite, xingue o mundo, faça o que quiser, é uma reação mais do que natural se revoltar, você tem câncer. Só não mate ninguém, não gaste todo seu dinheiro, vai te fazer falta depois.
3) Ore. Ter fé é essencial.
4) Tem amigos? Conte com eles. Você saberá de antemão quais são os de verdade. É tipo uma promoção: ganhe um câncer e receba inteiramente grátis amigos de verdade para sempre. Eles são poucos e estarão com você pro que der e vier.
5) Sabe tudo sobre medicina? Prepare-se, você vai saber mais ainda! Novos exames, novos remédios, novos médicos... Olha que animador! Seu celular vai passar a ter números assim: Dr. Adriana, Dr. Marcelo, CEOF, Bionuclear, Oncologia do hospital tal... Agenda cheia é assim!
6) E por falar em agenda cheia... Seus dias não serão mais aquele puro tédio: Exame de manhã, hospital à tarde, medicação à noite...
7) Quer emoção? Abrir os laudos! Pense numa carga de adrenalina.
8) Nunca teve coragem de radicalizar e mudar seu penteado? Seus problemas acabaram, você vai se ver como jamais imaginou.
9) E por falar em pêlos... Vai ficar um tempo sem ver lâminas e ceras. Depilar o quê?
10) Você vai usar lenços, perucas e acessórios, vai aprender na marra a ter estilo.
11) Nunca mais vai ter medo de coisas bobas.
12) Nunca mais vai se estressar com coisas pequenas. Elas eram pequenas mesmo.
13) Você vai ver que é mais forte do que imaginava, mais resistente.
14) Você pode tudo! Quer brigadeiro? Pode. Quer panquecas? Pode. Quer uma roupa nova? Maquiagem? Cinema? Podeeeeee. Mas acredite em mim, coma coisas saudáveis para não ficar com aquela carinha redonda. Pouco sal, pouco açúcar e pouco carboidrato.
Enfim, antes de reclamar que sua vida está chata e sem graça, lembre-se, a vida é uma experiência maravilhosa e devemos vivê-la intensamente. Faça o bem, ajude o próximo e acima de tudo, dê e receba muito amor, esse é o maior propósito de estarmos aqui.
Canse menos, divirta-se mais. Tudo é provisório, inclusive nós.
Alinne dedico esse texto a você. Amo-te e agradeço todos os dias por essa irmã que Deus me deu. Você é um exemplo de VIDA pra mim.
Tina Kara