Acidentes, perdas e violência podem causar a dor pós-traumática

Fibromialgia, dor nas costas, entre outros males, são alguns dos sintomas diagnosticados

 

O Brasil passou por mais uma tragédia aérea, o acidente com o Air Bus da TAM, em São Paulo, provocou uma grande comoção em todo país. A vivência direta ou indireta de eventos traumáticos como o acidente de avião da TAM, assaltos violentos, seqüestros, a perda de emprego, guerras, catástrofes naturais, agressão física, estupro ou mesmo um processo judicial podem desenvolver a “Dor Pós-Traumática”.

A “Dor Pós-Traumática” ocorre quando uma pessoa passa situação traumática muito intensa, onde houve risco de vida ou quando experimentam, testemunham, ou ficam sabendo de ameaça de morte ou lesão grave com relação a si mesmo ou pessoa conhecida, que resulte diretamente em medo intenso, desespero ou horror. “É importante que o diagnóstico seja feito o mais breve possível, evitando que o paciente sofra ainda mais”, declarou Dra. Evelin Goldenberg, mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina.

Vale lembrar que o fato de uma pessoa ter passado por um trauma não significa necessariamente que ela terá dor pós-traumática. Observa-se que num mesmo evento, algumas pessoas podem apresentar esse transtorno e outras não.

Acredita-se que pelo menos 60% dos homens e 50% das mulheres experimentam pelo menos um evento traumático durante a vida. Eventos que ocorreram com outras pessoas e dos quais se tem conhecimento, como presenciar agressão física ou acidente de algum parente, ser informado de que o filho apresenta uma doença séria que ameace a vida, também podem levar da “Dor Pós-Traumática”.

Grupo de Risco, Tratamento e algumas doenças relacionadas:

Qualquer pessoa pode desenvolver a “dor pós-traumático”, desde uma criança até um idoso. Os sintomas não surgem necessariamente logo após o evento e podem levar meses. O intervalo mais comum entre evento traumatizante e o início dos sintomas são três meses. Muitas pessoas se recuperam dos sintomas em seis meses aproximadamente, outras podem ficar com os sintomas durante anos.

A pessoa deve procurar um médico que deverá diagnosticar e recomendar o melhor tratamento. Em alguns casos a medicação muitas vezes se faz necessária para um alívio inicial e uma melhor abordagem do quadro. Um apoio adicional para a família do paciente geralmente é indicado.  Veja abaixo alguns sintomas da “Dor Pós-Traumática”:

·         Artrite;
·         Depressão,
·         Dor de cabeça,
·         Dor Facial;
·         Dor nas costas ou pescoço;
·         Dificuldade para dormir;
·         Fibromialgia;
·         Irritabilidade;
·         Falta de energia;
·         Falta de concentração;
·         Comer demais ou não comer;
·         Raiva;
·         Tensão

Sobre a reumatologista:
Autora do livro “O coração sente, o corpo dói – Como reconhecer e tratar a fibromialgia” (Ed. Atheneu), a médica Evelin Goldenberg é mestre e doutora em reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina. Ela defendeu tese de doutorado sobre o tratamento da fibromialgia com acupuntura. É coordenadora do curso de pós-graduação em reumatologia, com ênfase ocupacional do Hospital Albert Einstein, São Paulo, e professora colaboradora da disciplina de Clínica Médica da Unifesp-EPM
 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS