NOVAS PESQUISAS MOSTRAM, COMO O RESTO PERTENCE `A BACTÉRIAS, FUNGOS E OUTROS MICRÓBIOS.
A MAIORIA DE NÓS NÃO PERCEBE, MAS SOMOS UM ECOSSISTEMA AMBULANTE . MINÚSCULOS ÁCAROS DE OITO PATAS, VIVEM NOS FOLÍCULOS DOS CÍLIOS E ALIMENTAM-SE DE CÉLULAS DE PELE. ESTUDOS REVELAM QUE FUNGOS DELEITAM-SE NA LÍNGUA, NOS DENTES, NA PELE E NO INTESTINO. VIRUS QUE INFECTARAM OS HOMENS DAS CAVERNAS E INCORPORARAM A NOSSO PATRIMÕNIO GENÉRICO, COMPÕEM CERCA DE 8% DE NOSSO GENOMA.
DiVIDIMOS O NOSSO CORPO COM 90 TRILHÕES DE MICRÓBIOS. EM GERAL, HARMONICAMENTE. MUITAS VEZES, PORÉM, A CONVIVÊNCIA TORNA-SE TURBULENTA. É O QUE ACONTECE, QUANDO O VIIRUS DA HERPES OU O PAPILOMA, VIRUS HUMANO - HPV - PROVOCAM O SURGIMENTO DE FERIDAS . OU QUANDO O USO DE ANTIBIÓTICOS, PREJUDICA O ECOSSISTEMA DO ESTÕMAGO. REMÉDIOS MATAM OS ORGANISMOS CAUSADORES DE DOENÇAS, MAS, TAMBÉM, BACTÉRIAS BENÉFICAS, COMO LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS, QUE CONTRIBUIM PARA A BOA DIGESTÃO. NA MAIOR PARTE DO TEMPO, NÃO NOTAMOS A PRESENÇA DOS PEQUENOS HÓSPEDES. ELES SÃO TÃO ESQUESITOS QUE É MELHOR NÃO LEMBRAR A TODO MOMENTO QUE EXISTEM.
GENOMA: CERCA DE 8% DE NOSSO GENOMA, É COMPOSTO DE TRECHOS DE DNA DE VIRUS QUE INFECTARAM NOSSOS ANCESTRAIS. ESTES PEDAÇOS DE DNA, EVOLUÍRAM COM A ESPÉCIE HUMANA E PRODUZIRAM MUTAÇÕES , QUE PODEM SER RESPONSÁVEIS POR DOENÇAS GENÉTICAS.