Os produtos da ceia de natal sempre sofrem fortes oscilações de preços. Muitos seguem as variações na economia mundial, como as frutas cristalizadas e o bacalhau, que são importados. Felizmente, porém, ainda é possível construir um cardápio saboroso, saudável e palatável até para o bolso. Com criatividade e bom senso é possível preparar pratos gostosos e econômicos sem precisar deixar todo o abono salarial nos caixas do supermercado.
"Fazendo adaptações, podemos chegar a opções nutritivas sem gastar
muito, e a mesa continuará bem atrativa. No caso das sobremesas, por
exemplo, utilize pão francês amanhecido e frutas regionais – mais
baratas do que as importadas – para fazer pudins, doces e bolos. Assim,
além do açúcar, garantimos também a ingestão de fibras solúveis",
ensina a nutricionista Viviane Chaer Borges, do GANEP – Grupo de
Nutrição Humana.
Aliás, até o tradicional peru pode ficar fora da festa, se a palavra de ordem for economia. Ele pode ser substituído por um frango recheado, por exemplo. Quem prefere o peixe, pode trocar o bacalhau por uma tainha assada, que combina com purê de batata ou de maçã. Um substituto para o tender é o lombo, e assim por diante.
Viviane destaca que, em termos de nutrição, as carnes são excelentes fontes de proteínas, ferro e vitamina B12. As mais lights, como o frango (sem pele), a de vaca, o peru sem a pele e a suína magra são as mais vantajosas. Elas possuem todos estes nutrientes, apresentam baixo teor de gordura saturada que, vale frisar, deve ser consumida no máximo em 10% do total da gordura ingerida diariamente.
Mesmo com diversas adaptações, alguns alimentos não podem ficar de fora. "Na ceia de Natal, não pode faltar o arroz, que é a base de vários pratos, além de excelente acompanhamento e rico em carboidratos. Inclusive sempre inclua uma boa fonte protéica magra, como as carnes, o frango ou o peixe e, se possível, não esqueça dos vegetais que são excelentes em minerais e fibras".
ECONOMIA NA MESA
Na hora de pesquisar os preços em busca de economia, faça um bom planejamento do menu para a noite de 24 de dezembro. A seguir, Viviane sugere três alternativas de cardápios para sua ceia. Bom apetite!
CARDÁPIO 1
Entrada:
Pãezinhos crocantes com patê de presunto
Bolinha de azeitonas
Prato principal:
Filé de pescada ao molho de mostarda
Arroz com passas e vagem
Purê colorido
Sobremesa:
Banana flambada
Bebida:
Ponche de frutas
Vinho branco
CARDÁPIO 2
Entrada:
Espetinho de queijo e frutas
Torradinhas com patê de ricota
Prato principal:
Filé de frango grelhado ao curry
Arroz de Natal
Espinafre refogado
Sobremesa:
Pão do céu
Bebida:
Ponche de frutas ou Champagne
Vinho rose
CARDÁPIO 3
Entrada:
Trouxinhas de alface
Torradinhas com patê de fígado
Prato principal:
Cozido de carne
Arroz com amendoas
Batatatinha à dorê com brócoles
Sobremesa:
Creme de pêssego
Bebida:
Suco de tomate ou Champagne
Vinho tinto