Whey protein: os mitos sobre um dos suplementos mais consumidos no Brasil

O mercado de suplementos alimentares, movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, sendo o Brasil um dos maiores mercados de suplementos do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e Austrália de acordo com dados da pesquisa pela realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri).

https://jornalorebate.com.br/19-11/whey.jpg

De acordo com empresário do mundo fitness e atleta Daniel Cohen, um dos suplementos mais consumidos é o Whey Protein, conhecido por ser produzido com base na proteína do soro do leite. “É suplemento de altíssimo valor biológico, sendo bem aproveitado pelos músculos e outros tecidos do corpo. Além de ser uma ótima opção de suplemento para quem procura manter ou aumentar a massa muscular”, orienta.

Assim como todo suplemento, o Whey também é alvo de vários mitos e verdade. E Daniel Cohen desmistificou alguns deles:

Whey protein faz mal para os rins?
Constantemente associado a problemas renais, o uso do suplemento a base de soro do leite pode sobrecarregar os rins quando usado em excesso, ou caso a pessoa já tenha predisposição ao problema. “O excesso de proteína é excretado pelo organismo, e quando ingerido em doses maiores ou várias vezes ao dia sem uma orientação, a pessoa pode facilmente ultrapassar a necessidade diária de proteínas e sobrecarregar os rins”, explica Cohen.

Mas vale lembrar que o consumo excessivo de qualquer proteína pode sobrecarregar os rins, ainda mais quando não há ingestão adequada de líquidos. “O whey protein em si, não faz mal aos rins quando usado de maneira correta”.

Whey Protein engorda?
O uso do suplemento não causa ganho de gordura. Para as células, a principal fonte de energia são os carboidratos. É apenas na ausência destes, que as gorduras e proteínas podem ser utilizadas para manter as funções metabólicas. Ou seja, quem mantém um consumo equilibrado de calorias e se exercita diariamente não terá ganho de peso. “É o excesso de calorias na dieta que pode levar ao sobrepeso e não apenas um produtos em si”, aponta.

Whey altera a produção de hormônios?
Por ser um derivado do leite, não há hormônios no Whey. Portanto, afirmar que o suplemento traz malefícios ao funcionamento da tireoide e de outras glândulas produtoras de hormônio é um definitivamente mito. E mesmo apresentando função anabólica – estímulo ao crescimento muscular –, o Whey não é caracterizado como uma droga anabolizante.

Whey protein causa osteoporose?
“A crença de que não apenas o consumo de Whey, como dietas com alto teor de proteína poderiam causar perda de massa óssea não são comprovadas por estudos científicos”, afirma Daniel. Inclusive, uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition concluiu que ratos que receberam frações de Whey Protein apresentaram uma diminuição da reabsorção óssea, deixando os ossos mais densos e fortes.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS