Pesquisa da OMS revela que brasileiro não se exercita suficientemente

A- A A+
publicidade

Academias têm papel fundamental para reverter este quadro

Uma pesquisa recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseada em dados coletados nos últimos 15 anos, revelou que 47% dos brasileiros em idade adulta não pratica atividades físicas suficientemente. O número é ainda maior para as mulheres. No caso delas, a porcentagem chega a 53,3%.

https://jornalorebate.com.br/18-10/exercicio.jpg

“O papel das academias na reversão deste quadro é importantíssimo. Temos contribuído para diminuir o sedentarismo, mas ainda há muito a ser feito”, explica Renata Duran, Coordenadora da Academia Ecológica Ecofit.

Hoje, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que investem em academias, sendo o maior do setor na América Latina. As mais de 33 mil academias em todo o território nacional atendem cerca de 8 milhões de alunos e colocam o Brasil entre os 18 países com maior número de academias por habitante.

Para Renata, a vantagem de frequentar uma academia está na variedade que ela oferece a quem busca sair do sedentarismo. “Cabe a nós, professores de Educação Física, orientar os alunos quanto às atividades mais adequadas para cada um, de acordo com objetivo, gosto, perfil e disponibilidade. Para isso, precisamos ter alternativas para todas as idades e para todos os níveis (iniciantes, intermediários e avançados), com curta e longa duração, além de diversas opções de horários”, comenta.

Segundo a especialista, um dos principais desafios dos profissionais de academia é que grande parte dos clientes encara a atividade física como uma obrigação. “Precisamos conhecer profundamente todas as modalidades que oferecemos e também os alunos, suas rotinas, seus anseios e suas experiências anteriores com exercícios. Só assim conseguimos ajudá-los a encontrar uma atividade prazerosa, que se torne divertida. Este é o ciclo que buscamos atingir: motivação – frequência – resultados – regularidade”, afirma Renata. 

Na Ecofit, os professores acompanham de perto o andamento dos exercícios indicados, para fazer os ajustes necessários. Aos poucos vão, também, incluindo outras atividades na grade horária do aluno, para que ele amplie sua visão sobre as modalidades oferecidas e encontre outras aulas que o motive, não desistindo de se exercitar.

Renata lembra, ainda, que outro papel fundamental dos professores e que é levado a sério na Ecofit é a integração entre os alunos, fator importante para que eles não abandonem os exercícios. “Damos um apoio para que se criem novos laços de amizade, o que é primordial para uma frequência regular”, explica.

Em relação à alta porcentagem de mulheres sedentárias, Renata aponta que este cenário já está mudando e que o papel das academias é decisivo. “Na Ecofit, 65% dos alunos adultos ativos são mulheres. Investimos em inúmeras atividades específicas para elas e, hoje, temos aulas que atendem a todos os perfis, de dança a luta, passando pelos esportes de quadra, pela musculação, pela yoga e pelo pilates”, finaliza a coordenadora.

Sobre a Ecofit

Inaugurada em 2005, a Ecofit Club surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.

Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit Club um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.

publicidade
publicidade
publicidade
Crochelandia
publicidade
Visitantes desde fevereiro de 2006:
30660823

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS