Avaliações podem prevenir danos às articulações. Os resultados das pesquisas contribuirão para tratamentos à osteoartrite
O Laboratório de Análise da Função Articular (LAFAr), do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), convida voluntários, homens e mulheres, com idades superiores a 40 anos, que apresentem ou não dor no joelho e não tenham sido submetidos a cirurgias na articulação, para a avaliação de força muscular e movimento. As atividades são realizadas pelos alunos de doutorado Luiz Fernando Selistre e Glaucia Helena Gonçalves e pela mestranda Marina Petrella, todos do Programa de Pós–Graduação em Fisioterapia da UFSCar, orientados pela docente Stela Márcia Mattiello, do DFisio.
A artrose ou osteoartrite é uma doença crônica e degenerativa ligada ao envelhecimento, causada pelo desgaste da cartilagem presente entre as articulações dos ossos. Diferente dos ossos, a cartilagem não possui a capacidade de regeneração. Esse problema começa a se manifestar em pessoas com idade entre 40 e 45 anos, por meio da limitação de movimentos e da dor. As avaliações, que podem prevenir danos às articulações e possibilitar o tratamento prévio, ocorrem nas instalações do DFisio.
Os resultados dos exames serão importantes para o desenvolvimento de pesquisas que analisam as influências da osteoartrite nos movimentos, como explica Gláucia Gonçalves. "As avaliações irão melhorar o entendimento da doença, possibilitando a criação de melhores métodos de tratamento fisioterapêutico, contribuindo para uma melhora na qualidade de vida de pessoas com osteoartrite do joelho, além de contribuir para criação de estratégias de prevenção da doença", afirma a aluna de doutorado do PPGFt.
Os agendamentos para os exames podem ser feitos pelos telefones (16) 3351–8031 e 3351–9579, ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..