Porque os exames pré operatórios são tão importantes

Antes de realizar qualquer cirurgia é preciso passar por um processo que faça um levantamento completo do histórico do paciente, incluindo possíveis alergias e problemas.

Quando o paciente opta por fazer uma cirurgia, ele precisa estar ciente, desde o início, de que qualquer procedimento exige cuidados especiais para que seja mantido o bem estar antes, durante e após a operação. A saúde do paciente é prioridade em qualquer cirurgia, por isso, realizar uma bateria completa de exames é fundamental.
“Podem ser pedidos exames laboratoriais e clínicos, como o eletrocardiograma, eletroencefalograma, dosagem de açúcar no sangue, hemograma completo, ureia, coagulação, etc. Esses exames têm o objetivo de identificar os principais fatores de riscos cirúrgicos e fazer com que tanto o paciente, quanto o médico, saibam da exata situação em que será realizada a cirurgia”, explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR.
Logo na primeira consulta, antes mesmo da cirurgia, o médico tem a obrigação de levantar o histórico do paciente para descobrir se ele tem alguma contra-indicação – pode ser algum tipo de alergia ou uma insuficiência cardíaca, por exemplo.
Após o levantamento do histórico, podem ser recomendados os exames laboratoriais – já que são eles quem são capazes de identificar problemas que podem interferir diretamente na cirurgia. “Muitas vezes é requisitado o hemograma, que serve para comprovar anemia, inflamações, leucemia, infecções viróticas e bacterianas. No mesmo exame, pode ser realizado o eritrograma (avaliação e contagem de glóbulos vermelhos) e o leucograma (avaliação e contagem de glóbulos brancos), além de uma avaliação de plaquetas”, comenta Pacheco.
Outros exames comumente pedidos são o protoparasitológico de fezes – que podem indicar a presença de parasitoses intestinais; urina, que diagnostica infecções urinárias; glicemia; colesterol; coagulograma.
“O último exame citado, o coagulograma, ajuda a definir se o paciente tem, ou não, algum problema de coagulação sanguínea. Algumas pessoas apresentam anomalias que aceleram a coagulação, enquanto outras pessoas têm problemas com essa coagulação. Esse diagnóstico não chega a impedir a cirurgia, mas pode agravar a recuperação do paciente. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento, é bom que ele saiba exatamente da sua situação” alerta o especialista.
Ainda, dependendo da cirurgia – e do paciente em questão, - podem ser pedidos um eletrocardiograma, raios-X, e de uréia e creatinina. “Quando qualquer exame apresenta alguma alteração, o médico deve tratá-la antes, para que o paciente não corra riscos desnecessários durante ou depois da cirurgia”, comenta Pacheco.
Alguns cuidados básicos que devem ser tomados antes de qualquer cirurgia são o jejum de oito a 10 horas, a suspensão do cigarro por pelo menos uma semana antes do procedimento, - já que a nicotina interfere na coagulação sanguínea, - evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de comidas pesadas na véspera da cirurgia, não utilizar medicamentos diuréticos ou à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin) ou contendo ervas (Arnica, Ginko Biloba) com efeito anticoagulante, pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site: http://www.alplastica.com
http://www.michelangeloclinica.com.br
Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS