Ruídos dentro de casa podem prejudicar a saúde

Reduzir os barulhos no lar é uma boa dica para manter o bem-estar.
O excesso de ruído é uma das causas da falta de qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, depois da poluição do ar e da água, o barulho acima do normal ocupa o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam a população.
E engana-se quem pensa que o problema vem apenas de locais externos. É mais comum do que parece pessoas instalarem janelas acústicas para diminuir a poluição sonora que vem de fora – e então são surpreendidas pelos ruídos existentes dentro da própria casa. O lar, se não tomados os devidos cuidados, pode se tornar um local barulhento, ao invés de proporcionar descanso para a cabeça – e aos ouvidos.
A Otorrinolaringologista, otoneurologista e mestre em clínica cirúrgica pela UFPR, Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, de Curitiba, explica que a perda auditiva causada devido à exposição a ruídos intensos durante um longo tempo – como barulhos de construção, shows de rock, etc. - é diferente do que se observa nos ruídos recorrentes nas atividades do lar, já que eles não prejudicam a audição diretamente, mas sim o bem estar.
A doutora esclarece. “Em praticamente todas as atividades, em quase qualquer ambiente, há uma exposição a níveis de pressão sonora elevados. Por exemplo, no ambiente domiciliar, liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar pratos e roupas são os campões entre os geradores de ruído”, comenta. 
Atividades cotidianas, como o arrastar de cadeiras, o excesso de volume da TV e o tom de voz, podem se tornar muito desagradáveis com o passar do tempo. É preciso ter consciência e perceber que na hora os ruídos podem não atrapalhar, mas que com os anos, isso fará mal para a sua saúde. A mestre em clínica cirúrgica pela UFPR comenta que esses ruídos domésticos não causam a perda de audição em si, mas que podem originar outras formas de danos a saúde que não são ligados diretamente a esse sistema. “Os ruídos comuns do dia-a-dia não ocasionam problemas diretos a audição, mas, sem perceber, é possível que o excesso de barulho cotidiano acarrete em problemas de atenção, concentração, insônia, diminuição do rendimento no trabalho, mudança repentina de humor, dores de cabeça e ansiedade no indivíduo”, alerta Rita Guimarães.
Para evitar, ou pelo menos amenizar alguns desses ruídos em casa e preservar o bem estar, a doutora oferece algumas soluções práticas. 
Sendo esse um dos sentidos mais importantes para os seres humanos, a otorrino sugere que no lar sejam utilizados tecidos macios e flexíveis, como veludo e algodão, em cortinas, pois emitem menos ruído. Tapetes e estofados também podem ajudar a abafar os sons desagradáveis e reduzir o problema. Sofás de couro, mesas de vidro e móveis com revestimento laminado ou madeira envernizada possuem superfícies lisas e “refletem” o som, promovendo sua reverberação – e podem prejudicar a sua saúde e bem estar com o passar do tempo. 

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR
http://canaldoouvido.blogspot.com
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS