Tema foi abordado na abertura da Jornada de Nutrição (Foto: Milena Nandi)
Os Ácidos Graxo Insaturados (AGI) Ômega-3, conhecidos popularmente como “gordura Ômega-3”, têm aparecido cada vez mais em debates sobre saúde e bem-estar. E não é por menos. Estudos científicos vêm comprovando os benefícios dos AGI Ômega-3, especialmente para a memória espacial e para quadros de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.
As informações foram repassadas a acadêmicos e profissionais na noite de hoje (18/6), pelo professor doutor Emílio Luiz Streck, coordenador do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), durante a abertura da 7ª Jornada de Nutrição, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.
Streck apresentou resultados de pesquisas científicas durante a palestra “Efeitos dos AGI Ômega-3 sobre o cérebro”. Segundo ele, o nosso cérebro é formado por muitos ácidos graxos (gorduras), e os do tipo Ômega-3 são benéficas para pessoas em várias fases da vida. “Artigos científicos demonstraram uma melhora da memória espacial em ratos que receberam suplementação dos Ômega-3. E em ratos idosos, percebeu-se uma melhora no que diz respeito ao quadro de doenças degenerativas, como a de Alzheimer, por exemplo”, afirmou.
As “gorduras Ômega-3” podem ser encontradas em alimentos como peixes, óleo de linhaça e de canola e algumas nozes ou ainda em suplementos alimentares. Além dos benefícios ao cérebro, este AGI ajuda o organismo a combater processos inflamatórios. No entanto, Streck chama a atenção para o perigo do excesso. “Se o organismo tiver muito Ômega-3, irá ser menos sensível a inflamações. E o processo inflamatório é o que nos mantém vivo, já que é um indicativo de que algo não está bem. Além disso, pesquisas apontam que doses excessivas de AGI Ômega-3 causam problemas de memória”.
A Jornada de Nutrição se estenderá até quinta-feira (20/6), com a realização de palestras e minicursos. O evento reúne profissionais da área de nutrição e ciência de alimentos, sendo aberto a estudantes, professores, nutricionistas e à comunidade. A Jornada foi organizada por estudantes e pela coordenação do curso.
Participaram da abertura do evento, a coordenadora de Ensino da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Toretti Becker, o coordenador do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva e a coordenadora adjunta, Angela Martinha Bongiolo.
Programação
http://www.unesc.net/portal/capa/index/405/7266/