Nesta edição vamos dar dicas sobre PLANTIO de orquídeas. Sem dúvida, o método mais simples é fixá-las em árvores, de forma que sejam atingidas apenas pelo sol da manhã, ou do fim da tarde. Se precisar de mais claridade elas vão girar na direção do sol. Vale observar que na natureza raramente as orquídeas se fixam em galhos horizontais. A maioria é encontrada em apoios na posição vertical ou inclinada. Em orquidários as plantas podem ser acomodadas em vasos de plástico ou de barro e também em cachepots, troncos de madeira durável, placas ou palitos de xaxim, etc... Eu utilizo vasos de barro, cachepots e troncos, pois costumo molhá-las diariamente e assim não corro tanto risco de provocar o apodrecimento das raízes. O vaso apropriado tem um furo central no fundo, outros laterais e deve ser proporcional ao tamanho da planta. Coloque pedras ou cacos de telha no fundo ocupando 2/3 da altura do vaso. Esse procedimento favorece o escoamento da água e serve também de abrigo para as raízes. Encoste a traseira da planta na borda do vaso e garanta que a nova frente fique a dois dedos da borda. Dessa forma sua planta só deverá ser reenvasada após um ou dois anos. Como substrato utilizo a casca de pinus autoclavada, livre de tanino, em tamanhos grande e médio. As vezes misturo um pouco de pedra zero e esfagno (musgo). Em algumas regiões, ao invés de vasos utilizam-se placas de cupinzeiro, metade de coco seco, bambu grosso, garrafas pet, coco da sapucaia, coco da castanha do Pará, ossos, etc... Vale a criatividade e observar o desenvolvimento da planta. Quando sua orquídea começar a soltar raízes novas, evite trocá-la de lugar. Eles não gostam.

Se precisar de mais dicas ou quiser dar sugestões, utilize o Orkut ou mande e.mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

EXPOSIÇÃO: Fotos da Expo do COMAR estão disponíveis para visita no Orkut.

RECESSO: Esta é a última coluna de 2010. Em janeiro de 2011 retornaremos com novidades. A saudação especial desta edição vai para Ju e Vera Coelho, de Fortaleza-CE e também para Judite, de Natal-RN. Feliz Natal e muita Saúde e $orte em 2011.

*Edson Cherem cultiva orquídeas no bairro Caxito, em Maricá-RJ

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS