Nesta edição vamos dar dicas sobre PLANTIO de orquídeas. Sem dúvida, o método mais simples é fixá-las em árvores, de forma que sejam atingidas apenas pelo sol da manhã, ou do fim da tarde. Se precisar de mais claridade elas vão girar na direção do sol. Vale observar que na natureza raramente as orquídeas se fixam em galhos horizontais. A maioria é encontrada em apoios na posição vertical ou inclinada. Em orquidários as plantas podem ser acomodadas em vasos de plástico ou de barro e também em cachepots, troncos de madeira durável, placas ou palitos de xaxim, etc... Eu utilizo vasos de barro, cachepots e troncos, pois costumo molhá-las diariamente e assim não corro tanto risco de provocar o apodrecimento das raízes. O vaso apropriado tem um furo central no fundo, outros laterais e deve ser proporcional ao tamanho da planta. Coloque pedras ou cacos de telha no fundo ocupando 2/3 da altura do vaso. Esse procedimento favorece o escoamento da água e serve também de abrigo para as raízes. Encoste a traseira da planta na borda do vaso e garanta que a nova frente fique a dois dedos da borda. Dessa forma sua planta só deverá ser reenvasada após um ou dois anos. Como substrato utilizo a casca de pinus autoclavada, livre de tanino, em tamanhos grande e médio. As vezes misturo um pouco de pedra zero e esfagno (musgo). Em algumas regiões, ao invés de vasos utilizam-se placas de cupinzeiro, metade de coco seco, bambu grosso, garrafas pet, coco da sapucaia, coco da castanha do Pará, ossos, etc... Vale a criatividade e observar o desenvolvimento da planta. Quando sua orquídea começar a soltar raízes novas, evite trocá-la de lugar. Eles não gostam.
Se precisar de mais dicas ou quiser dar sugestões, utilize o Orkut ou mande e.mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
EXPOSIÇÃO: Fotos da Expo do COMAR estão disponíveis para visita no Orkut.
RECESSO: Esta é a última coluna de 2010. Em janeiro de 2011 retornaremos com novidades. A saudação especial desta edição vai para Ju e Vera Coelho, de Fortaleza-CE e também para Judite, de Natal-RN. Feliz Natal e muita Saúde e $orte em 2011.
*Edson Cherem cultiva orquídeas no bairro Caxito, em Maricá-RJ