O caos nos transportes metropolitanos cariocas

A região metropolitana do Rio de Janeiro, o chamado Grande Rio, conta com 12 milhões de habitantes. É a segunda maior região metropolitana do país, atrás apenas da região metropolitana de São Paulo. Esta região é formada por 20 municípios.
Dos 12 milhões de habitantes do Grande Rio, 60%, ou cerca de 7,2 milhões, vivem na capital do estado. Resulta daí que 4,8 milhões vivem nos municípios vizinhos à capital. Destes, 70% vivem em municípios que margeiam a Baía de Guanabara.
A cidade do Rio de Janeiro é um importante polo comercial e de serviços. Diariamente centenas de milhares de pessoas que vivem na Região se deslocam para a capital do Estado para trabalhar, estudar e outras atividades, sobrecarregando as principais vias de escoamento de trânsito rodoviário da cidade, especialmente a Ponte Rio-Niterói e a Avenida Brasil.
A proposta é desafogar essas artérias, transferindo boa parcela do transporte altamente ineficiente por ônibus para algo mais inteligente e econômico, para um serviço de barcas que vai aproveitar a Baía de Guanabara como via de escoamento para moradores principalmente de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé e alguns bairros da Zona Oeste da cidade (Ver figura abaixo).

Imagem inline 1
Três novas linhas de barcas na Região Metropolitana do Rio

É óbvio que o atual serviço de barcas carece de fiscalização e aprimoramento. O atual órgão regulador estadual – a AGETRANSP - tem se mostrado muito ausente de suas funções. Há a necessidade de que esta agência tenha seus quadros renovados e preenchidos por critérios técnicos e de competência comprovada.
Outro aspecto a ser considerado é o lobby dos empresários de ônibus. O transporte por ônibus são concessões municipais ou estaduais. A força deste lobby é facilmente percebida na demora na construção e na ampliação do Metrô. É fácil ainda notar a ausência desta modalidade de transporte nas grandes cidades do mundo inteiro.
Cabe-nos exigir alterações no modelo que venham favorecer a sociedade e não um grupo pequeno de empresários. Há, todavia, uma relação ilícita entre políticos e empresários de ônibus. Uns fecham os olhos ao problema e outros financiam campanhas eleitorais. É algo como se diz no dia-a-dia: “uma mão lava a outra”.
Esta é a proposta. Há obstáculos a vencer, mas um dia precisamos começar a adotar providências para superá-los.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS