A baderna que é o mercado de combustíveis no Brasil

A- A A+
publicidade
O déficit da conta petróleo saltou para 20,277 bilhões de dólares em 2013, ante déficit de 5,379 bilhões de dólares em 2012, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Fazenda.
Nos últimos anos, o Brasil passou de exportador a importador de gasolina para dar conta do aumento da frota de veículos, que cresceu expressivamente. O país também é deficitário em óleo diesel, derivado que responde por boa parte das compras externas da Petrobras.
A atividade da Petrobras teve um impacto desastroso na balança comercial do país, visto que ela foi responsável por expressiva parcela dos gastos com importações do país.
Num país que já tem cidades e metrópoles congestionadas pelo excesso de veículos e falta de espaço, é uma iniciativa idiota (para dizer o mínimo) incentivar, via redução de impostos, a compra e venda de automóveis e veículos de carga.
Para agravar a problema, a Petrobras teve que aumentar a importação de gasolina e óleo diesel para atender, além da demanda normal, o acréscimo da mesma, fruto da nociva intervenção governamental no mercado.
A inutilidade desses acréscimos pode ser vista nas cidades congestionadas por automóveis transportando, em geral, apenas o motorista.
Some-se a isto o transporte de mercadorias, especialmente nas épocas de safras, por longas distâncias utilizando o modal menos eficiente que se conhece, o rodoviário. Em todos os países sérios e de grandes dimensões do mundo o transporte de mercadorias não é feito por via rodoviária.
Em meio a este festival de desperdício e inutilidade está Petrobras. Não se pode considerar uma empresa eficiente se seus produtos vão ser empregados numa baderna como o mercado interno de combustíveis no Brasil.
publicidade
publicidade
publicidade
Crochelandia
publicidade
publicidade
Visitantes desde fevereiro de 2006:
30262230

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS