Que caminho seguir, formação técnica ou faculdade?

A- A A+
publicidade
O setor de ensino está se adaptando à realidade do mercado, que exige profissionais cada vez mais capacitados e qualificados. Existem, porém, muitas dúvidas em relação ao que é, de fato, um ensino de qualidade. Alguns jovens saem da escola sem saber o que querem fazer e qual caminho seguir na área profissional, afinal são muitas opções.
Cada escolha traz diferentes vantagens que variam de acordo com a necessidade do interessado. Na maioria das vezes a faculdade é sempre a primeira opção e oferece um ponto de vista mais global sobre determinadas profissões, mas será que essa é realmente a melhor? Na verdade, cada modalidade de ensino tem suas vantagens, mas em determinados casos, uma ou outra é mais interessante. Existem jovens começando a carreira, com habilidades técnicas, mas não têm recursos ou disposição para encarar o tempo e as matérias oferecidas pela faculdade. Para eles, a melhor maneira de se inserir no mercado profissional é através do curso técnico.
De acordo com uma pesquisa do SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem, um diploma técnico aumenta a renda de um trabalhador em até 24%. E muitas vezes, os alunos são empregados antes mesmo de pegar o diploma. Logo no primeiro ano depois de formados, 72 % dos alunos conseguem trabalho. Segundo o Instituto de Política Econômica Aplicada, IPEA, mais de 1 milhão de vagas para profissionais de nível técnico devem ser abertas até 2015.
“Os salários para profissionais de nível técnico, dependendo da área, são muito interessantes para o jovem em início de carreira”, afirma Samuel Pinheiro, diretor da escola técnica na área de petróleo e gás, Petrocenter. “Em outros países esse tipo de ensino é muito mais reconhecido do que no Brasil. Aqui ele não é visto como uma opção. As pessoas focam na importância da faculdade e esquecem que a especialização também pode ajudar na colocação no mercado de trabalho, principalmente na área de petróleo e gás, que está em ascensão”, completa. A Petrocenter que possui sete unidades no Rio de Janeiro, inaugurou recentemente sua segunda unidade em Niterói.

Serviço:
Petrocenter – Rua Regente Feijó, 161 – Centro – Rio de Janeiro - RJ. Tel (21) 2518 2537/ 2224-1000. www.petrocenterbrasil.com.br

publicidade
publicidade
publicidade
Crochelandia
publicidade
publicidade
Visitantes desde fevereiro de 2006:
30010205

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS