Onda Verde estimula exercício da cidadania através da educação ambiental na Baixada Fluminense

Há 20 anos ONG atua na propagação de conceitos ecológicos com a população fluminense

http://www.jornalorebate.com.br/449/ov1.gif

A paixão pela Mata Atlântica e Baixada Fluminense levou o ambientalista Hélio Vanderlei a criar, em 1994, na cidade de Nova Iguaçu, a Onda Verde, instituição que atua em parceria com universidades, iniciativas públicas e privadas para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e diagnóstico socioambiental , proteção de espécies e de ecossistemas em risco, fomento de modelos alternativos de proteção e uso dos recursos naturais, capacitação e desenvolvimento de entidades parceiras, disseminação de resultados por meio de educação ambiental, políticas ambientais e comunicação.

Com quatro anos de atuação, a iniciativa se deslocou do Centro para o bairro de Tinguá, portal de entrada da Reserva Biológica do Tinguá, uma unidade de conservação federal que abrange uma área de 26 mil hectares de Mata Atlântica. O Centro de Educação Ambiental tem o selo sustentável por suas ecotécnicas. O edifício se tornou sede da instituição, onde são realizadas as atividades de educação Ambiental para mais de 10 mil jovens estudantes do ensino fundamental e médio das cidades da Baixada Fluminense, a ONG desenvolve diversas atividades como recuperação de áreas degradadas, produção de mudas nativas e preservação da Mata Atlântica, Educação Ambiental nas escolas, pesquisas, entre outros.

Vinte  anos após sua fundação, a Onda Verde conta com um complexo ambiental formado por um conjunto de unidades interligadas. No Centro de Educação Ambiental (CEA) são realizadas atividades de educação ambiental para os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, além de profissionais da área de educação. Lá, encontrarão toda infraestrutura e auxílio pedagógico para a otimização das suas produções de conhecimento pautados pela responsabilidade e pelo respeito ao meio ambiente,em especial a Mata Atlãntica.

O Centro de Pesquisa da Mata Atlântica oferece um espaço de estudo de alta tecnologia, propondo condições de pesquisa para universitários e pós-graduandos  em seus laboratórios de Ecologia e Restauração Florestal, Macro Invertebrados Bentônicos e o de Sementes.

O Centro de Produção de Mudas oferece uma estrutura adequada para a produção de 200 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que são plantadas na região, recuperando áreas degradadas nas margens dos rios e encostas localizadas na zona de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá.

http://www.jornalorebate.com.br/449/ov2.gif

Num prédio de 240m², todo sustentável, que está em fase de construção com uso de  bambu e outras novas tecnologias verdes, será instalado o  Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa, que atenderá, em 2015, até 4 mil alunos do ensino médio através de visitas técnicas e seminários temáticos, além de formar 100 jovens do ensino médio e técnico, no mundo da economia Criativa,  nas áreas de moda, design, cinema, fotografia, direitos humanos e mídias sociais.

“A Onda Verde entende que o crescimento da sua infraestrutura, é fundamental, para dar suporte a formação qualificada dos jovens, com qualidade na estrutura e na aplicação dos recursos, de forma transparente e profissional. Acredito que o incentivo principal da força motriz permite isso tudo acontecer: a cidadania colaborativa”, afirma Hélio Vanderlei, fundador da entidade.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS