A arte de convencer

filme o orgulho

É cada vez mais importante na sociedade contemporânea convencer os interlocutores. Pouco interessa se falamos a verdade ou a mentira. O segredo está em tornar o nosso peixe o mais lindo da feira e, sendo assim, pode-se dizer o que se quer e se mostrar a beleza dele como se julgar melhor. O filme francês “O orgulho”, de Yvan Attal, trata de todas essas questões.

Um preconceituoso e racista – mas intelectualmente brilhante, no sentido acadêmico do termo – professor de Direito é obrigado a adotar como pupila uma aluna a quem ofendeu publicamente numa aula. O objetivo é participar de uma competição de retórica. Desse modo, ele, como mentor da aluna vitoriosa, seria absolvido pelos pares.

A jovem estudante, de origem árabe, vive a ambiguidade de ter à sua frente um mestre bem preparado como poucos, mas mergulhado em valores, para dizer o mínimo, discutíveis em muitos aspectos. O fato é que a preparação para o concurso gera uma convivência em que as diferenças são melhor entendidas por ambos: criador e criatura.

O filme é rico por ter, no mínimo, duas portas de acesso: uma é a leitura por meio dos signos de preconceito; e outra, pelos caminhos da retórica. Montar discursos próprios e desconstruir o dos outros é uma prática das mais interessantes, que pode ser ensinada e aprendida. Acima de tudo, é uma estratégia de sobrevivência.

 

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS