Defendendo o transporte público para todos e todas; não o de monopólio privado da SIT a R$-1,00 subsidiado.

onibus sit rj

Antes da ditadura militar (1964-1985) Macaé (RJ) era, em termos de marketing, a Princesinha do Atlântico e, na luta de classes, fervilhava o movimento sindical ferroviário influenciado pelo velho Partido Comunista Brasileiro (PCB). O que levou a cidade a ficar estigmatizada como a Pequena Cuba ou a Moscouzinho. Por consequência disso, inúmeros ativistas sindicais & militantes políticos, na maioria ferroviários, foram delatados, perseguidos, torturados quiçá desaparecidos e ou/mortos pela repressão policial-militar-civil chamada de os anos de chumbo.

Com o fim da ditadura veio a não-ampla, geral e irrestrita anistia, e em meio a redemocratização, o país ganhou nova (?) constituição apelidada de cidadã, tornando-se a “Nova República”. Na qual, os partidos políticos de esquerda foram legalizados inclusive, pela 1ª vez um de trabalhadores constituído de baixo pra cima chegou não ao poder, mas ao governo federal, entre 2003 e 2015 sempre comandando governos de conciliação & colaboração com a burguesia. Em meio aos quais, em âmbito nacional, estaduais e municipais conforme na nova (?) Macaé a capital brasileira do petróleo em função da Petrobrás, ocorrerão Comissões da Verdade (?) pra apurar as já citadas atrocidades da opressão (e crimes) da ditadura militar.

Dentre o que não foi apurado pela Comissão da Verdade (?) em Macaé, ficou este absurdo de paradoxo: O prédio antigo do Poder Legislativo Municipal apelidado de palácio (?) permaneceu a homenagem ao advogado dos oprimidos, perseguidos, presos e torturados pela ditadura militar, Claudio Moacyr de Azevedo (1935-1995). Já ao palácio (?) novo a homenagem é prestada ao apelidado de empresário o ex-grileiro que foi edil local pela então Arena o partido político oficial da ditadura militar para a qual delatou diversos oprimidos, perseguidos, presos e torturados, o já falecido Natálio Salvador Antunes.

Depois de 35 anos de governos burgueses & oligárquicos Mussi-Lopes-Teixeira entre 1977 e 2012, a Princesinha do Atlântico Eterna a outrora Pequena Cuba ou a Moscouzinho, isto é a atual capital brasileira do petróleo ainda não conseguiu se livrar de tal mazela histórica uma vez que o alcaide que governa (?) em segundo mandato desde 2013, é um fingido ex-aliado de tal família burguesa & oligárquica, o médico do setor privado Aluízio dos Santos Junior o Doutor Aluízio (MDB ex-PSDB e PV) que chegou a contar com apoio do PT que lhe deu um vice, que agora está no oposicionista PSOL, estando esses dois partidos políticos nessa Frente de Lutas de Macaé.

A qual, repetindo a sem princípio, equivocada e velha política stalinista dos PCs que chegou a apoiar a citada burguesia & oligarquia em Macaé, ao invés de reivindicar transporte público para todos e todas. Se enreda defendendo (?) a manutenção da tarifa única através do preço das passagens dentro do município de Macaé a um real (R$-1,00). O qual é subsidiado pelo governo (?) do já citado alcaide macaense, para satisfazer a voracidade capitalista e de monopólio privado da empresa de sigla SIT, sistema integrado de transporte.

 

*militante da corrente interna do PSOL, Esquerda Marxista (EM) a seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) - é jornalista.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS