Enredo 2019 da Lins Imperial: Arte e poesia cantadas por Bezerra da Silva.

lins imperial

A recém empossada direção da escola de samba Lins Imperial anunciou o título do seu tema-enredo para os desfiles oficiais da 3ª divisão/Série B do Carnaval carioca 2019: “Malandro é malandro. Bezerra é da Silva”. Cujos viés artístico-cultural e fio condutor homenagearão o saudoso cantor & compositor da Música Popular Brasileira (MPB) gêneros samba, partido alto e coco que acabou estigmatizado pelo mercado fonográfico da sociedade capitalista como pertencente à chamada ‘malandragem marginal’ das comunidades, o pernambucano nascido na capital Recife & radicado no RJ, (José) Bezerra da Silva (1927-2005).

Os familiares de Bezerra da Silva contam que, além da opressão por ele sofrida causada pelo mercado fonográfico que o estigmatizou artisticamente e o marginalizou profissionalmente, nos últimos dos seus 78 anos incompletos de vida o saudoso sambista, cantor e compositor da MPB infelizmente foram de desilusão, lamento e tristeza. Tudo, porque mesmo depois de ter abandonado fugaz & infelicíssima conversão religiosa neopentecostal, Bezerra da Silva andou literalmente chorando mágoas pelos cantos da casa.

A criação da logo marca, redação da sinopse assim como desenvolvimento dos quesitos enredo, fantasias e alegorias/adereços estão a cargo do estreante carnavalesco Guto Carrilho. Assim, a agremiação verde-rosa do bairro da zona norte carioca Lins de Vasconcelos fundada em 07/03/1963, tem enquanto madrinha duas escolas de samba da 1ª divisão/Grupo Especial por onde teve três passagens (1976, 1990/1) a Estação Primeira de Mangueira e a Acadêmicos do Salgueiro.

A escola de samba Lins Imperial em 2017 e em 2018 também apresentou temas-enredos homenageando personalidades do mundo do samba. Em 2017 a agremiação se sagrou vice-campeã da 4ª divisão/Série C através do enredo: “O monarco do samba” que homenageou o atual presidente de honra da Portela, mestre Monarco (Hildmar Diniz). E em 2018 a Lins Imperial foi 6ª colocada na 3ª divisão/Série B como o enredo: “ZiCartola” que homenageou o saudoso casal de baluarte da madrinha Estação Primeira de Mangueira, Angenor de Oliveira mais conhecido como mestre Cartola (1908-1980) e a segunda mulher de matrimônio dele Dona Zica (1913-2003).

Aguardemos a divulgação da sinopse, dos sambas concorrentes sobretudo a escolha do ‘hino’ oficial alusivo ao enredo 2019 da escola de samba Lins Imperial intitulado: “Malandro é malandro. Bezerra é da Silva”. Assim, então relembremos o samba de autoria do compositor o cantor-intérprete-puxador Neguinho da Beija Flor intitulado: “Malandro é malandro, Mané é Mané” que Bezerra da Silva eternizou.

 

Bezerra da Silva - Malandro é Malandro e Mané é Mané - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=0Lp3EskAmvM

 

*torcedor da Portela – é jornalista.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS