Os três primeiros meses de trabalho, como superá-los?

inicio trablho

Os primeiros três meses de trabalho em uma empresa são de avaliação, tanto da empresa em relação à contratação definitiva do novo colaborador; como por parte do colaborador, ao verificar se tem interesse em trabalhar na empresa. Pois se o colaborador não se identificar com a cultura, ambiente e colegas da nova empresa, ele não será feliz. E é muito ruim trabalhar num lugar do qual a pessoa não gosta. Você leitor deve conhecer quem reclama de trabalhar e que não vê a hora de chegar o final de semana. Um nítido sinal de que a pessoa não está identificada com a empresa ou com o ambiente que está trabalhando. Provavelmente não vê
um propósito para o que está desenvolvendo.

Muitos trabalhadores ainda veem a ultrapassagem dos três primeiros meses de trabalho, como um ganho de estabilidade plena no trabalho. Quando na realidade o que ocorre é a satisfação de ser aceito através do seu trabalho. O trabalhador da atual sociedade está cada vez mais atento ao resultado do trabalho que realiza, o sentido dele para o mundo, para a empresa e para si próprio, ou seja, não quer que o resultado seja contrário com o que pensa; por exemplo, não come carne por respeito aos animais e vai trabalhar num frigorífico. Trabalhar num ambiente assim é violentar-se, transgredir um valor pessoal. E trabalhar contra seus valores é adoecer gradativamente. Não ver um sentido no que faz é não saber por que está indo trabalhar. O propósito do próprio trabalho, a satisfação e orgulho de produzir algo que acredita, e está em consonância com seus valores, vem antes do salário.

Nos primeiros três meses de trabalho em uma nova empresa, preste atenção em si, no trabalho e no propósito da existência da empresa. Todas têm um propósito, senão não sobreviviam ao mercado. Esta reflexão facilitará a escolha de continuar ou não, de contratar ou dispensar.

As empresas mais modernas estão tendo uma preocupação cada vez maior em se transformar num ambiente agradável de trabalhar, apresentando flexibilidade de horários, ambientes confortáveis, atendendo às necessidades dos colaboradores, fornecendo bons equipamentos, segurança, acompanhamentos e confraternizações, entre outras melhorias. E o colaborador está tendo a mesma preocupação em atender as expectativas da direção da empresa? Será que a maior parte dos trabalhadores está conseguindo fazer a transição da era industrial para a era da informação, com o novo modo de pensar que a sociedade está exigindo? E você leitor como está vendo a atual transformação social no âmbito do trabalho? Já se questionou no que mudou o seu trabalho nos últimos anos? E se continuará contribuindo nos próximos anos ou ficará fora do mercado de trabalho?

 

psico flavio mello

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro

CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (48) 9921-8811 (48) 3223-4386

Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS